CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Terceira pessoa pode apimentar o relacionamento ou acabar com ele

CARAS Publicado em 11/09/2013, às 18h24 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
.
.

"Ah!, o amor causa espanto/ O amor é o engano que traz desengano por trás/ E no entanto todo ser humano/ Por ele faz planos demais, erra demais”, diz a música Velho Piano, de Dori Caymmi (70) e Paulo César Pinheiro (64). É verdade. E o maior erro que o amor traz quando chega a alguém é não se revelar por inteiro em seus desejos e escolhas. Talvez seja por isso que as fantasias, quando se apresentam sem aviso prévio, podem assustar — e resultar em erro. O melhor é sempre procurar abrir o jogo, mas com delicadeza, pois a fantasia de um pode não ser a mesma do outro. Além das diferenças pessoais, que estão ligadas à história da pessoa, também existem outras, ligadas ao sexo — afinal de contas, homens e mulheres têm reações diferentes a determinados estímulos e novidades.

Uma das fantasias que costumam criar confusão entre os casais é a de incluir uma terceira pessoa na relação, seja na mesma cama, seja separadamente, mas com conhecimento de ambos. Se para o homem em geral essa ideia tende a ser bem recebida, para a maioria das mulheres tem efeito contrário. Mesmo quando elas querem esquentar sua imaginação erótica tendo um outro homem ou mulher por perto, na hora em que a proposta se concretiza, a reação mais comum é a de se sentir ofendida, agredida.

Assim, se um parceiro está interessado em experimentar essa prática e não quer comprometer a relação, precisa ser cuidadoso. Seja como uma fantasia sexual, seja como uma forma de apimentar uma união que caiu
em monotomia, é preciso que se trate de uma realização dos dois, que nem um nem outro se sinta constrangido a consentir apenas por medo de perder seu amor. Do contrário, tratase de violência com os sentimentos do outro.

E mais: para ter uma terceira pessoa na jogada — seja na mesma cama, seja apenas alguém que o parceiro saiba que existe —, é preciso que todos os personagens estejam muito bem resolvidos amorosa e sexualmente. Até porque, vale lembrar, o encontro com pessoas sempre envolve surpresas, como a de surgir uma paixão que não tinha sido combinada. É o amor aprontando das suas. Nem sempre é possível manter
os sentimentos fora da jogada, sejam eles de afeto pela nova pessoa, sejam de traição por parte da antiga.

Agora, vale perguntar: por que o homem quer tanto uma terceira pessoa para apimentar a relação? Em geral, por ser uma boa desculpa para mostrar para si mesmo que é viril, que “dá conta” de duas mulheres. Ou apenas para realizar a fantasia comum masculina de ver as duas juntas e poder chegar para “resolver” com o que falta. É a busca do prazer pela quantidade, em detrimento da qualidade, e tem a ver com uma expectativa da sociedade com relação aos homens. A vida amorosa e sexual nesses casos passa a ser uma aventura em busca do proibido, o que excita é chegar lá, sem a ousadia de reiventar a vida amorosa no relacionamento estável.

Tem algo de errado nisso? Não, mas é muito importante lembrar que nem todas as fantasias chegam para somar e podem até colocar um ponto final na história de amor. Para darem certo, as fantasias sexuais e amorosas têm de ser realizadas em total sintonia, com intimidade e confiança dos dois lados. De outro modo, o amor não sobrevive.