Mariana Rios relembra descoberta da doença, os abortos espontâneos e dá detalhes do seu novo projeto
"Tudo o que acontece é para o nosso bem", essa é a filosofia de vida da atriz e cantora Mariana Rios (35)!
Renovada após dez dias sob o sol das Maldivas e a cultura de Dubai, a artista enfrentou apenas no ano passado dois abortos espontâneos, a separação do então noivo, Lucas Kalil (30), e a descoberta de uma doença autoimune chamada Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo (SAF). O que poderia derrubar qualquer um, para ela foi um período de amadurecimento.
“Sempre procuro um olhar positivo sobre tudo na vida. Acredito que estamos aqui para evoluir e tudo que acontece é para o nosso bem. Então precisamos agradecer. Não vejo que 2020 foi difícil para mim. Tenho outra sensação e outra percepção. Cresci muito como pessoa, amadureci como mulher. Tenho hoje uma visão muito mais ampla da vida", contou ela para a CARAS.
Fotos: Sifah Saeed
– Qual o motivo da viagem?
"Essa foi a terceira vez que fui para Dubai e Maldivas. Não sei explicar a conexão que tenho com Maldivas. Precisava estar lá. Olhar aquele mar, a imensidão azul..."
– O que mais gosta de fazer quando está viajando?
"Gosto dos passeios e da gastronomia. Sempre faço uma pesquisa longa antes de viajar. Sobre a história do país, a cultura etc. Já viajo com tudo programado."
- Essa viagem foi para desanuviar do ano passado?
"Tenho essa conexão com as Maldivas e renovo minhas energias de uma forma muito bonita lá. Tanto que, quando voltei, fiz quatro músicas para Deus. Estive muito conectada a Ele durante a viagem. Me emocionei diversas vezes. Escrevi muito e quando voltei para o Brasil as músicas vieram com muita força dentro de mim."
– Como é entrar nesses destinos com a pandemia?
"A viagem durou dez dias e fiz seis testes. Você não entra na área internacional sem teste de 24 horas. Ao chegar ao país, também é testado. Ao voltar para o aeroporto, o mesmo ocorre. Todos dentro do avião estavam testados e para entrar nos hotéis também. Isso me deu uma maior segurança."
- Como você descobriu a SAF? Como é o tratamento?
"Descobri após a perda da segunda gestação, que aconteceu logo após a primeira. Fizemos uma investigação minuciosa e os exames comprovaram. Mas tudo está controlado, medicado e sendo observado. Está tudo bem. Tomo todos os dias um remédio e os meus exames estão cada vez melhores."
- Pode engravidar de novo?
"Posso. Quando quiser. Apenas preciso tomar alguns cuidados. Se o anticorpo estiver alto, preciso tomar anticoagulante durante a gravidez. E sempre estar atenta."
– Como tem superado a perda dos bebês? O que pode dizer para quem vive o que você viveu?
"Precisamos ressignificar as dores, os traumas, problemas no geral. Do contrário, travamos. E a vida está aí para ser vivida, alegre, positiva. Estou em constante busca pela inteligência emocional. Converso comigo mesma, entro em contato com minhas questões e as resolvo dentro de mim. O sofrimento é opcional. Na nossa vida, tudo é aprendizado."
– A perda dos bebês influenciou na sua separação?
"De maneira alguma. Toda relação tem ciclos. E precisamos respeitar cada um deles. E nós também temos nossos ciclos. O Lucas sempre será um amigo, uma pessoa que admiro muito e que fará parte da minha vida. Temos respeito e carinho um pelo outro. Mas nosso ciclo como casal precisou ser encerrado. E tudo certo!"
– Você escreveu um livro...
"Basta Sentir conta minha história de vida e divido com todos um método que sempre funcionou para mim: como conseguir o que você deseja e sonha por meio do pensamento. Nossa palavra, pensamento e sentimento direcionam nossa vida. E esse projeto musical para Deus, o álbum Basta Sentir Deus, é a extensão do livro."
- Confira o que Mariana Rios falou sobre o seu novo projeto 'Basta Sentir Deus'
– O que deseja para o futuro?
"Um só desejo: estar feliz!"
– Ainda acredita no amor?
"Claro! Somos amor e este sentimento se transforma. Existem várias formas de amar. O amor nos faz crescer, aprender."
– Você sempre vê o lado bom?
"Durante a vida, vamos passar por diversos sentimentos. Uns mais fáceis de serem resolvidos, outros nem tanto. Por isso é tão importante ver o lado bom, se entender, buscar evoluir diante das dificuldades. Ficar triste, sentir, chorar e depois deixar ir."
– E o sonho de maternidade?
"Não penso nisso agora. Estou vivendo algo de que precisava, estar um pouco sozinha, focada em meus projetos, sem pensar em relacionamento. – Você tem se dedicado mais à música. O que vem por aí?" Estou muito feliz com esse projeto Basta Sentir Deus. Realizada mesmo. É algo muito verdadeiro pra mim. Todas as músicas são minhas composições. Espero que as pessoas se conectem a esta energia e se sintam bem ao ouvir cada música."
- E atuação? Quando te veremos de novo na TV?
"Estou filmando a série De Volta aos 15, do Netflix. Muito feliz com esse convite. Tem sido superdivertido e bom voltar a atuar. Estava com saudade."
Fotos: Sifah Saeed