Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, serviu de inspiração para edifício futurista em forma de nuvem, que imita o crescimento desordenado
As favelas não costumam ser associadas a beleza por aqui, mas hoje vou falar sobre um projeto desenvolvido por três estudantes dinamarqueses que pode mudar seu conceito sobre elas.
Batizado de Favela Cloud, que em português significa “Nuvem-favela”, o prédio foi criado pelos arquitetos Johan Kure, Usto Kemo e Manickam Thíru como trabalho de conclusão de curso. Eles se basearam nas possibilidade de desenvolvimento da favela de Santa Marta, no Rio de Janeiro, para criar um edifício futurista em forma de nuvem, que imita o crescimento desordenado das favelas.
Composto por módulos que podem ser expandidos caso haja espaço para isso, o prédio é bem alto e parece flutuar por cima das moradias do morro. E essa altura toda tem um propósito: fazer sombra para a praça pública que seria construída embaixo dele.
Outra sacada muito inteligente dos estudantes foi imitar a estrutura do tijolo cobogó, bem utilizado por aqui, para fazer o desenho das paredes. Dessa forma, além do belíssimo efeito que as fendas proporcionam, é possível aproveitar a iluminação natural e deixar os ambientes bem claros.
Eles também pensaram no lado social, indispensável para o desenvolvimento das comunidades carentes, e equiparam o projeto com várias opções de lazer, como biblioteca, café e até uma escola de dança.
Demais, não é? Para ver fotos do edifício, confira a galeria de fotos acima. E para ficar por dentro de mais criações incríveis do mundo da arquitetura, acesse meu portal, www.livingdesign.net.br.