Antes de se preocupar com os docinhos, o véu ou o sapato que aperta, os noivos precisam estar atentos um com o outro, e com a vida nova que irão construir juntos
<i>por Maria Eduarda Carvalho</i> <br> <br> Publicado em 09/12/2010, às 13h10 - Atualizado às 13h17
Os casamentos estão se tornando eventos cada vez mais complexos. Os detalhes vão da decoração ao bufê, passando por efeitos de luz e som, dignos de um filme de Hollywood. Mas depois de tanto esforço, ainda há noivos que não conseguem viver esse momento plenamente. Não raro, porque mantém o foco nos preparativos e esquecem o verdadeiro significado do casamento e a simbologia que essa celebração deve ter para o casal.
A cerimonialista Emanuelle Missura, diz que escolheu essa profissão exatamente porque acredita que as cerimônias de casamento têm um significado especial para o casal. "Eu acredito que o casamento tenha o poder de criar um vínculo muito forte entre o casal. Por isso eu sempre me emociono quando sinto uma bonita sintonia entre os noivos durante a sua celebração. Pena que essa sintonia não seja vivida por todos os casais. Em alguns cerimoniais, percebo que a noiva está mais preocupada em saber se o seu véu está arrumado do que em saber se o noivo está esperando por ela no altar", lamenta Emanuelle.
Mas qual seria o segredo para conseguirmos nos dedicar aos preparativos da cerimônia e da festa sem perder de vista que eles se destinam à celebração desse forte vínculo que se forma entre o casal? Um primeiro passo seria aprendermos a relaxar e a delegar a condução da cerimônia e da festa aos profissionais contratados para tais fins.
Outro ponto é nunca esquecer da simbologia do casamento. O Frei José Pereira, que já realizou milhares de casamentos no Rio de Janeiro, diz que, para evitar que os noivos pensem somente nas aparências e nas festas e se esqueçam do motivo que os levaram até ali, faz questão de se encontrar com os noivos antes de realizar a cerimônia. Nessa reunião Pereira descobre um pouco da história do casal e durante a celebração fala um pouco da história dos noivos e do amor que os uniu.
Os desejos e sonhos passados de geração para geração são herdados por nós quase que de forma imperceptível. Por isso, muitas vezes, não sabemos por que sonhamos e desejamos tanto que algo aconteça. Nós simplesmente queremos que aconteça mesmo sem termos muitas explicações para isso. Celebrar o nosso casamento perante a família, os amigos e, muitas vezes, dentro dos preceitos de uma religião, com uma linda cerimônia, seguida de uma grandiosa festa, parece ser um desses casos. Sonhamos em encontrar o príncipe encantado desde que somos pequenas. E, quando nos tornamos mulheres, queremos celebrar o amor e a união com esse príncipe finalmente encontrado, nos casando com ele.
Porém, as raízes desse grande sonho, compartilhado por tantas mulheress, pode ser explicado de diversas maneiras. E entender uma ou algumas dessas possíveis explicações talvez ajude os noivos a desenvolverem um olhar diferente sobre esse grande dia, e a aproveitá-lo de forma especial!
A cerimônia de casamento simboliza um marco inicial de uma nova fase de nossas vidas que está começando ou, ainda, a forte afirmação da escolha por uma união. De todo modo, simboliza o aprofundamento de uma relação. Segundo a professora de antropologia, Paula Pinto e Silva, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, "a cerimônia de casamento é um ritual e, como todo ritual, tem o poder de revelar e reforçar os valores de uma sociedade". Quando nos casamos estamos validando um valor apoiado por nossa sociedade. E isso conforta tanto aos noivos, quanto ao grupo familiar, e social que os cerca. Por isso realizar o ritual do casamento, dentro ou não dos preceitos de uma religião, é tão importante para o casal!
Quanto mais acolhedor for esse ritual para os noivos, mais eles se sentirão fortalecidos para iniciar ou aprofundar os vínculos de uma vida a dois. Assim, o ritual do casamento deve causar nos noivos uma deliciosa sensação enquanto está acontecendo, e, ainda, ser capaz de fazê-los reviver essa deliciosa sensação todas as vezes que o relembrarem.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade