Com foco em grandes eventos e visitantes internacionais, estado marca presença na feira mais importante do setor para a América Latina
A WTM Latin America, feira que reúne a indústria de viagens para trocas e negócios, levou quase 30 mil profissionais do setor para conferir as novidades deste ano em abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Um dos espaços mais visitados foi o do estado do Rio de Janeiro. “É um dos principais eventos, tanto para o Brasil quanto para a América Latina. É um público no qual estamos trabalhando muito para ampliar a promoção do Rio de Janeiro. Temos percebido um aumento bem forte, por exemplo, da presença de chilenos, muito por conta da maior conectividade com três companhias aéreas fazendo Santiago-Rio com voo direto”, afirma Gustavo Tutuca, secretário de turismo do estado do RJ.
Cerca de 1.200.000 estrangeiros visitaram o estado em 2023. Em janeiro e fevereiro de 2024, houve um crescimento de mais de 25% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Tutuca explicou que a tendência é essa, desde as reaberturas do pós-pandemia e que, agora, as iniciativas são para manter o cenário.
Uma das estratégias é o investimento em atrações, como o show gratuito da Madonna, em Copacabana. “Isso ratifica a nossa vocação para grandes eventos, como já são o Carnaval, o Rock in Rio e o Réveillon de Copacabana”, concluiu o secretário.
Outro foco foi o turismo de experiência. “O Rio de Janeiro oferece experiências culturais, gastronômicas e de meio ambiente de muito luxo. É o estão procurando e nós estamos apostando nisso”, completa Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio.