O blazer sem blusa por baixo garante feminilidade ao visual. Mas, na hora de montar o look, é preciso buscar equilíbrio para não mostrar demais. Aprenda a usar com as famosas e veja dicas
O blazer é uma peça-chave no guarda-roupa feminino. E Kim Kardashian, Marina Ruy Barbosa, Claudia Leittee Izabel Goulart provam que a peça é versátil e pode ser ultrafeminina se usada sem blusa por baixo e, no verão, com vestido, minissaia de couro, shorts. O decote profundo, no entanto, exige equilíbrio visual."É o novo jeito de ser sexy, tudo depende da composição. Dá para usar o terno como se fosse uma camisa, sem ter a preocupação de esconder o colo com um colarinho e usá-lo com algo mais leve embaixo, como um bustiê. Para quem deseja ousar mais, vale um decote profundo", recomenda Luis Fiod, stylist.
+ Decotes das famosas são lição fashion. Aprenda com os erros e acertos
+ SPFW: roupa transparente é tendência para o inverno 2014
Não significa que a parte de baixo não pode ser curta, a única recomendação é não mostrar em excesso. “O corte da roupa deve se adequar ao corpo da mulher que está usando”, sugere Chris Francini, consultora de imagem à frente do blog Look do Dia.
No que diz respeito ao decote, a profundidade em uma mulher que tem seios pequenos ou médios exige volume. “Ela pode usar babados, renda e textura. Só não pode parecer que está ‘vazio’”, afirma Juliana Ali, blogueira à frente do Juliana e a Moda. Já os seios grandes precisam de sustentação, “o tule illusion dá suporte aos seios e democratiza a peça, que pode ser usada por qualquer tipo físico”, sugere Juliana.
O tom formal do blazer permite que a peça seja usada em qualquer ocasião. “Mas, em uma festa, por exemplo, a peça - acompanhada da calça, formando o terno completo - precisa ser de um tecido sofisticado e deve ser usado com algum complemento”, sugere Chris. Em ocasiões informais, vale a pena investir na composição com peças casuais, como jeans, e acessórios.
+ Nada de roupa de senhora. O terninho agora é sexy e chique