Com aroma de uva, Vai-Vai conta a história do vinho e traz grandes nomes à avenida, como Ana Hickmann, madrinha da escola, João Carlos Martins e Jarbas Homem de Mello
Quarta escola a apresentar seu carnaval no Sambódromo do Anhembi, a Vai-Vai trouxe a história do vinho e da humanidade para a passarela, com o enredo Sangue da Terra, Videira da Vida, um brinde de amor em plena avenida. A agremiação do tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo, trouxe um verdadeiro banquete para o público na madrugada deste sábado, 9.
O enredo apresentou a mistura da história de vários povos, lendas e mitos, como o Egito, onde Cleópatra apresentou o vinho para Julio César. Baco, deus do vinho na mitologia romana, também foi celebrado na avenida. O vinho foi lembrado por sua importância em cerimônias religiosas, como na Santa Ceia e na Idade Média.
A escola mostrou o cultivo da uva trazida pelos imigrantes ao Brasil e a produção de vinhos nacionais. O público presenciou a tradicional pisada, que transforma um barril de uvas em vinho. O uso da bebida nas artes também não ficou de fora. Um dos destaques da apresentação foi um sistema do carro abre-alas, que exalava um aroma de uva pelas arquibancadas do sambódromo.
O Carnaval 2013 da Vai-Vai foi encerrado com uma arca do futuro - ligada à arca de Noé, do começo de desfile - que pede a preservação da videira. "Encerramos o desfile pensando no futuro e na sustentabilidade, com uma grande geleira onde todas as sementes possam ser preservadas para as próximas gerações", completa Paloschi.
A Vai-Vai encerrou seu carnaval com um carro que simboliza uma arca do futuro, que pede a preservação da videira. A escola conseguiu terminar o desfile a poucos segundos de ser penalizada por exceder o tempo máximo permitido.
Destaques
A apresentadora Ana Hickmann (31), madrinha da Vai-Vai, desfilou. Outro destaque da agremiação foi o maestro João Carlos Martins (72), na bateria da Vai-Vai, que estava acompanhado do músico Oswaldinho da Cuíca. "Eu me sinto muito bem de ser um dos 300 membros da bateria", disse.
O namorado da atriz Claudia Raia (46), o coreógrafo Jarbas Homem de Mello (43), foi o responsável pela comissão de frente da escola e ficou bastante satisfeito com o resultado. "Era um desafio contar a história das bodas de Canaã. Optei por uma forma lúdica e teatral, em vez de pirotecnia e ilusionismo. Os bailarinos estão de parabéns".