Seleção brasileira de vôlei masculino repete desempenho de Pequim, em 2008, e fica com a medalha de prata após perder de virada para a Rússia por 3 sets a 2
Pela segunda Olimpíada consecutiva, a seleção brasileira de vôlei masculino deixa escapar o ouro. Neste domingo, 12, a equipe do técnico Bernardinho (52) começou bem a decisão contra a Rússia, vencendo os dois primeiros sets com facilidade (19/25 e 20/25), mas deixou o rendimento cair e perdeu a chance de fechar o jogo no 3º set (29/27). A partir de então, os meninos do Brasil ficaram apáticos em quadra e viram os russos vencerem os dois sets seguintes por 25/22 e 15/9, fechando o jogo em 3 sets a 2.
A amarga derrota para os russos garantiu à seleção brasileira a medalha de prata, a segunda consecutiva, e impediu que a geração da era Bernardinho – detentora de oito Ligas Mundiais, três Mundiais e o ouro na Olimpíada de Atenas (2004) – encerrasse seu ciclo o lugar mais alto do pódio. Entre os atletas que encerram sua trajetória na equipe do Brasil estão Giba (35), o líbero Serginho (36) e o meio de rede Rodrigão (33).