Kanye West e polêmica viraram sinônimos no mundo da música nos últimos anos. O rapper não faz parte do time de celebridades que se envolvem em casos de polícia, mas suas declarações – sempre distantes de serem humildes – acabam ganhando a mesma repercussão na mídia que uma briga qualquer de Chris Brown, por exemplo. Em entrevista ao New York Times nesta semana, Kanye voltou a mostrar porque é um dos artistas mais ‘confiantes’ da atualidade.
“Se Michael Jordan pode gritar com os árbitros, eu, como o Michael Jordan da música, posso lá e gritar ‘isso é errado'!”, diz o rapper logo em uma de suas primeiras declarações, tentando explicar porque não aceita receber críticas injustas sobre seu trabalho.
As comparações continuam ao longo da entrevista. “Acho que Kanye West vai representar algo semelhante ao que Steve Jobs significa. Eu sou, sem dúvida, o Steve da internet, da moda e da cultura”, declara o artista, falando de si mesmo na terceira pessoa. “Eu honestamente sinto isto porque Steve morreu, você sabe. É como quando Biggie morreu e Jay-Z recebeu a permissão para se tornar Jay-Z”, completa.
Kanye ainda fala sobre Kim Kardashian, Taylor Swift, Justin Timberlake e faz outras declarações sobre si mesmo. Confira os melhores trechos da entrevista:
- Eu estou conectado aos álbuns mais importantes culturalmente dos últimos quatro anos, aos artistas mais influentes dos últimos dez anos. Você tem Steve Jobs, Walt Disney, Henry Ford, Howard Hughes, Nicolas Ghesquière, Anna Wintour, David Stern.
- Acho que é uma responsabilidade minha empurrar as possibilidades para mostrar as pessoas: ‘Este é o nível que tem que ser’.
- Eu entendo a cultura. Eu sou o núcleo.
- My Beautiful Dark Twisted Fantasy e Watch the Throne: ambos foram indicados ao prêmio de Álbum do Ano no Grammy, e eu fiz os dois em um ano. Não sei se isso é estaticamente correto, mas estou presumindo que eu tenha mais Grammys que qualquer um na minha idade.
- Eu lembreo quando Gnarls Barkley e Justin Timberlake perderam o Álbum do Ano, e eu olhei para Justin e disse: ‘Você quer que eu suba no palco para você? Você quer que eu lute?
- Eu luto pelo que é certo. Eu tenho tanta credibilidade e sou tão influente, e tão relevante que posso mudar as coisas.
- Não me arrepende em nada [de ter invadido o palco quando Taylor Swift venceu o VMA 2009.
- Qualquer mulher que você se apaixona ou que ama você irá demandar uma certa energia. É mais fácil ter foco assim, de alguma forma.
- Sou do tipo de rock star que gosta de ter uma namorada, sabe? Sou do tipo de alma que gosta de estar apaixonado e focado. Isso me inspira.
- Eu faria qualquer coisa para proteger meu filho ou a mãe dele. É simples assim.