A cantora Maria Rita e a atriz Leandra Leal serão destaques no mais tradicional bloco do Rio de Janeiro, o Cordão da Bola Preta
Redação Publicado em 11/02/2010, às 13h41 - Atualizado em 12/02/2010, às 17h47
Um dos blocos mais tradicionais do carnaval carioca, o Cordão da Bola Preta, vai levar para as ruas do Rio de Janeiro, pelo segundo ano consecutivo, a atriz Leandra Leal como porta estandarte, e a cantora Maria Rita como madrinha. O bloco, que neste carnaval completa 91 anos, costuma arrastar mais de 1 milhão de foliões. Neste sábado, 13, o Desfile da Tradição, Paz, Amor e Folia passará pela av. Rio Branco, na região central do Rio. A concentração está marcada para às 9h, na Cinelândia.
Curiosidades sobre o Cordão da Bola Preta
Como toda história de carnaval, recheada de fatos inusitados e engraçados, a do Cordão da Bola Preta não poderia ser diferente. E olha que tudo começou lá atrás, em 1917. Na época, um grupo formado por 18 dissidentes do tradicional Clube dos Democráticos, criou o bloco Só Se Bebe Água. O símbolo? Um barril de chope com 18 torneiras ligadas a cada um dos componentes. A ideia do grupo era criar um novo cordão de carnaval, mas a polícia carioca já não permitia o aumento da bagunça carnavalesca.
Como todo bom carnavalesco, o líder, conhecido por Kveirinha enfrentou a polícia e criou o cordão. O bloco já estava formado, mas o dia 31 de dezembro de 1918 mudou a história do Cordão da Bola Preta. Reunidos numa mesa de bar, os foliões ficaram de boca aberta com uma bela moça que circulava pelas ruas da cidade maravilhosa. A bela usava um vestido colado ao corpo com bolas pretas. Na hora, claro, um dos mais afoitos do grupo gritou: "Está aí o nosso nome Cordão da Bola Preta". Daí surgiu o que hoje é um dos blocos mais tradicionais da cidade maravilhosa. Uma boa história de carnaval, não?
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade