CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Vencedora do Oscar, Tilda Swinton afirma: ‘Não me considero atriz’

Tilda Swinton tem mais de 50 filmes no currículo, um Oscar na prateleira, nunca fez teste para um papel e diz que não se sente uma atriz: 'Quando ouço atores de verdade falando sobre suas vidas e como eles trabalham, sinto que estou em outra árvore'

CARAS Digital Publicado em 16/04/2014, às 10h57 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tilda Swinton - Getty Images
Tilda Swinton - Getty Images

Com mais de 50 filmes no currículo em quase 30 anos de carreira, a britânica Tilda Swinton, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Michael Clayton (2007), surpreendeu ao declarar que não se considera uma atriz. Em entrevista divulgada pelo site Oh, No They Didn’t, ela explica: “Eu não sei o que me faria me sentir como uma [atriz]. Eu entendo que é algo estranho de dizer, porque eu continuo dizendo [para os diretores]: ‘Sim, eu vou colocar o figurino e estar no seu filme’. Mas quando ouço atores de verdade falando sobre suas vidas e como eles trabalham, sinto que estou em outra árvore”.

Vivendo na Escócia, bem longe de Hollywood e dos holofotes, Swinton conta que não sabe o que responder quando perguntam sobre sua profissão. “Quando as pessoas querem saber como eu abordo um personagem... bem, eu não saberia como abordar um personagem se eu tentasse. As pessoas perguntam como eu escolho um papel, eu não escolho. Elas conversam comigo sobre preparação. Tirando a parte de simular algo, não sei fazer nenhuma preparação”, declarou.

Swinton foi criada na Inglaterra, em uma escola da alta sociedade – ela foi colega de sala de Diana Spencer, que depois se tornou a Princesa Diana. Depois do ensino médio, ela foi estudar na universidade de Cambridge, onde focou na escrita e começou a se envolver com peças de teatro. “Eu tinha uma relação muito ambivalente com o teatro”, contou.

Ainda jovem, fez um teste para entrar na prestigiada companhia de teatro Royal Shakespeare e foi aceita. “Depois de um ano, decidi que não queria mais ser atriz. O que foi uma ótima informação para se ter. É bom quando você é jovem sabe o que você não quer fazer”, disse Swinton, que saiu da companhia.

E como a carreira dela no cinema aconteceu? Swinton nunca fez teste para nenhum filme. Depois de largar o teatro, ela ficou amiga do diretor Jarman, que a convidou para participar de seus longas, como Caravaggio (1986).

Jarman morreu em 1994, vítima da AIDS. Na época, Swinton não sabia se iria continuar fazendo filmes, mas decidiu investir nas artes performáticas. Mas logo os convites de outros diretores, interessados pelo trabalho dela, começaram a surgir e ela aceitou.

Tilda atuou em filmes como Precisamos Falar Sobre Kevin (2011), As Crônicas de Nárnia (2005), Moonrise Kingdom (2012) e Adaptação (2002). Atualmente, ela está em cartaz no filme O Grande Hotel Budapeste e estará no elenco de Trainwreck, que estreia no próximo ano, com direção de Judd Apatow.