Ganhador de 9 Oscar se despede aos 77 anos de idade
O mundo lamentou a perda de Bernardo Bertolucci na manhã desta segunda-feira, 26. O diretor de cinema faleceu aos 77 anos por conta de um câncer, segundo afirmou sua assessoria.
Ele foi um dos cineastas que ganhou destaque entre os anos 60 e 70, época na qual o cinema servia com cunho social no mundo inteiro. Seu primeiro trabalho solo foi A Morte, mas ganhou destaque com Antes da Revolução.
Começou a chamar atenção internacionalmente com O Conformista, longa sobre fascismo indicado ao Oscar e premiado no Festival de Berlin. Foi pouco antes da estreia de sua obra mais aclamada, O Último Tango em Paris.
O longa foi polêmico e controverso, explorando de modo cru temas sexuais como a sodomia. A atriz principal do filme disse ter sido coagida a fazer as cenas de sexo, e afirmou que as lágrimas derramadas por ela na frente das câmeras foram reais. Maria Schneider faleceu em 2011 por conta de alcoolismo.
A cena foi cortada em diversas edições por vários países, e o filme, censurado em diversos locais.
Bertolucci migrou sua carreira da Itália para os EUA, e depois voltou ao país de origem. No fim, acumulou 9 estatuetas do Oscar