Nayara Justino foi tema de matéria do The Guardian ao falar sobre o preconceito que sofreu por ser 'negra demais' para ser Globeleza e como foi tirada do cargo sem receber nenhuma justificativa
A atriz Lupita Nyong'o, que venceu um Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2014, fez uma homenagem à brasileira Nayara Justino, que ocupou o cargo de Globeleza em 2014 após vencer um concurso do Fantástico, da Globo, e foi tirada do cargo sem nenhuma justificativa. Lupita conheceu a história de Nayara após ela ter ganhado destaque internacional em uma matéria do The Guardian onde falou sobre o racismo existente no Brasil.
A atriz de Hollywood elogiou a história de Nayara. "Minha #wcw [Women Crush Wednesday, que na tradução seria algo como 'mulheres por quem tenho uma queda de quarta-feira'] é Nayara Justino, do Brasil", disse ela, que publicou um link para a matéria do The Guardian com a brasileira e deixou um poema do escritor Edgar Albert Guest, chamado Isso Não Podia Ser Feito.
Na matéria do The Guardian, Nayara relembra os comentários racistas que recebeu após ter aparecido na vinheta da Globeleza e como lidou com a situação. Ela também fala sobre o racismo nas escolas de samba e comemora sua volta à televisão, desta vez como atriz - ela estará no elenco da novela Escrava Mãe, da Record. Assista ao vídeo:
The Brazilian carnival queen deemed 'too black'Nayara Justino thought her dreams had come true when she was selected as the Globeleza carnival queen in 2013. But some in Brazil regarded her complexion to be too dark to be an acceptable queen
Publicado por The Guardian em Quarta, 10 de fevereiro de 2016