Atriz foi escolhida por sua atuação no filme 12 Anos de Escravidão
A mexicana criada no QuêniaLupita Nyong'o venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel como a escrava Patsy no filme 12 Anos de Escravidão.
Vestindo um Prada azul bebê feito especialmente para ela, Lupita subiu ao palco muito emocionada. "Muito obrigada à Academia (de cinema) por esse reconhecimento incrível. Eu não esqueçoem nenhum momento que tanta felicidade na minha vida em contra partida teve infelicidade para outras pessoas. Obrigada ao Northup por contar a história dele. Steve McQueen, você bota o seu espírito em tudo que faz. Muito orbigada por me colocar nessa posição, foi a alegria da minha vida", disse Lupita, citando Solomon Northup, homem cuja história é retratada no filme, e o diretor do longa.
Ela agradeceu ainda aos colegas de elenco, equipe do filme e à sua família, pelo apoio e por ter lhe mandado à escola de teatro. Ela dedicou o prêmio também ao irmão. "Quando eu olho para esta estátua ela me lembra de todas as crianças. Não importa de onde você seja o seu sonho é válido", concluiu, muito aplaudida.
Ela concorreu ao Oscar com Sally Hawkins (Blue Jasmine), Jennifer Lawrence(Trapaça), Julia Roberts (Álbum de Família) e June Squibb(Nebraska).