Leonardo DiCaprio está na sua quinta indicação ao Oscar. Veja quem foi indicado oito, sete, seis vezes e também nunca ganhou o prêmio!
Se tudo ocorrer como o mundo espera, neste domingo, 28, Leonardo DiCaprio finalmente vai levar sua estatueta do Oscar pelo trabalho feito no filme O Regresso. O ator, que tem fama de azarado e injustiçado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, já foi indicado quatro vezes ao prêmio e sempre saiu de mãos vazias.
A primeira indicação dele foi em Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (1994), como Melhor Ator Coadjuvante. Após anos sem conseguir um papel que agradasse a Academia o suficiente, ele voltou a ser indicado em 2004, pelo O Aviador - desta vez como Melhor Ator. Ele apareceu na mesma categoria em 2006, com Diamante de Sangue, em 2013, com O Lobo de Wall Street, e agora concorre com O Regresso.
Mas caso algo dê errado e a estatueta vá parar na mão de outro ator indicado ao prêmio - ele concorre com Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa), Michael Fassbender (Steve Jobs), Bryan Cranston (Trumbo) e Matt Damon (Perdido em Marte) - DiCaprio pode se consolar ao saber que outros atores já passaram por frustrações maiores ou iguais a dele.
Peter O'Toole foi indicado oito vezes ao prêmio e nunca ganhou. Em 2003, a Academia decidiu dar um Iscar honorário em reconhecimento ao trabalho dele. O ator, conhecido por Lawrence da Arábia e O Leão no Inverno, morreu dez anos depois.
Richard Burton, de Quem tem Medo de Virginia Wolf? e Equus, recebeu sete indicações e também nunca venceu. Ele morreu em 1925 e, diferente de O'Toole, nem um Oscar honorário ele conseguiu.
A atriz Glenn Close também está acostumada a perder na cerimônia. Ela foi indicada seis vezes, sendo três como Melhor Atriz e as outras como Melhor Atriz Coadjuvante. A última vez que ela concorreu foi em 2011, por Albert Nobbs.
As atrizes Deborah Kerr, que morreu em 2007, e Thelma Ritter, falecida em 1969, ambas tiveram seis indicações sem vitória.
Amy Adams está quase acalçando Glenn Close. A atriz foi indicada cinco vezes, sendo a última por Trapaça, em 2013.
Annette Bening concorreu ao Oscar quatro vezes e era uma das favoritas na categoria de Melhor Atriz, em 2010, por Minhas Mães e Meu Pai.
O que Matt Damon, Johnny Depp, Mark Ruffalo, Bradley Cooper e Sigourney Weaver têm em comum? Todos receberam três indicações ao prêmio - Ruffalo e Damon estão concorrendo neste ano como Melhor Ator Coadjuvante por Spotlight e Melhor Ator por Perdido em Marte, respectivamente.
Ironicamente, a maior 'perdedora do Oscar' é a rainha de Hollywood Meryl Streep. Com o recorde de 19 indicações, ela ganhou apenas três vezes: Kramer versus Kramer (1979), A Escolha de Sofia (1982) e A Dama de Ferro (2011).