CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Cinema / NOVO PROJETO

José de Abreu vai para Cuba e encarna rico de esquerda em filme: 'Lei Rouanet'

Ao lado do ator e amigo Antonio Grassi, ele viaja pela segunda vez a Cuba e aposta em sucesso do longa-metragem

Arthur Pazin e Mariana Arrudas Publicado em 23/02/2023, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ator José de Abreu; no ar em Mar do Sertão, artista gravará filme em Cuba - Foto: Reprodução/Instagram @josedeabreu
O ator José de Abreu; no ar em Mar do Sertão, artista gravará filme em Cuba - Foto: Reprodução/Instagram @josedeabreu

De tanto ouvir "vai para Cuba", o ator José de Abreu (76) decidiu ir para o país e ainda começar um projeto. Ao lado do amigo e ator Antonio Grassi (68), ele encarna um rico de esquerda em Dos Gardenias, longa-metragem de Diego Müller, gravado em Havana. "Vou produzir um filme lá. Vou para Cuba e vou usar a Lei Rouanet."

Abreu será Guto, um rico de esquerda que encontra Nato (Grassi), um pobre de direita e seu amigo de longa data. Os dois vão para Cuba após 50 anos de amizade para resolver antigas divergências e pendências pessoais. "É uma ideia bonita. O filme tem uma história de dois amigos e vai ser mostrado tudo de bonito que tem em Havana", completa, em entrevista a CARAS Brasil.

O ator conta que já visitou o país em outra ocasião e gostou da viagem. Desta vez, ele recebeu o convite de Müller, diretor e roteirista gaúcho, e decidiu chamar seu amigo para encarar o novo projeto. "O dia que ele acabou o roteiro ele falou 'Zé de Abreu, vai para Cuba!'. Ele me pediu para dar uma lida no roteiro, que tinham dois personagens e disse que eu poderia fazer os dois."

"[Mas, na época] eu estava morando em Portugal no mesmo prédio que o Antonio Grassi. Ai pensei: São dois amigos, então o segundo ator será o Antonio. Somos amigos há 50 anos, acho que dá um samba. Ele topou e agora vamos lá para Havana, contatar o pessoal do Ministério da Cultura, a Ancine de lá, um produtor local. Só tem três atores brasileiros, os outros são todos cubanos", acrescenta. 

O artista, que está no ar na novela Mar do Sertão, diz que seu personagem é um fotógrafo chato, e até mesmo invocado. "Quando chegamos lá há uma inversão de valores, porque os dois idealizam Cuba e nenhum dos dois tem razão. Só dá para falar de Cuba indo lá."

A previsão é que o filme seja gravado no ano de 2024, porém, parte da equipe já visitará o país para dar início à pré-produção. Segundo a coluna Zapping, de Cristina Padiglione, algumas das locações serão o Hotel Nacional, El Malecón, Bar Tropicana, Escola de Medicina, Fábrica de charutos Partagás, restaurante Nazdarovie, Embaixada brasileira, aeroporto, Plaza de la Catedral, Castillode la Real Fuera, Calle Obispo, Museu de la Revolución, Memoria Granma, Plaza de la Revolución, Bodeguita del Medio e La Floredita.