Muitos o chama de gênio, perfeccionista, obsessivo, perturbador, polêmico, brilhante. Diversos são os adjetivos usados para se referir ao diretor que acaba de ganhar exposição em São Paulo
Stanley Kubrick é um dos cineastas mais cultuados. Muitos o chama de gênio, perfeccionista, obsessivo, perturbador, polêmico, brilhante. Diversos são os adjetivos usados para se referir a Kubrick que acaba de ganhar uma exposição dos objetos usados nos filmes, fotografias de bastidores, além da oportunidade de assistir em versão digitalizada toda sua filmografia (com excessão de A Morte Passou por Perto). Tudo isso acontece até o dia 12 de janeiro do ano que vem no MIS de São Paulo.
A mostra recria ambientes como de O Iluminado e Laranja Meânica e antes de chegar à capital paulistana, passou por dez cidades do mundo, sendo Los Angeles a última.
+ CHRISTIANE KUBRICK VÊ MOSTRA
Para prestarmos nossa homenagem ao diretor, reunimos dez curiosidades a seu respeito e rememoramos, na galeria, cenas emblemáticas de seus filmes. Confira.
01) Kubrick era considerado um perfeccionista-obsessivo. Muitos consideravam essa característica doentia e acabava sendo exaustivo para os atores e a produção. Jack Nicholson teria surtado após ser obrigado a refazer centenas de vezes um take de O Iluminado. "Just because you're perfectionist, doesn't mean you're perfect", Nicholson teria esbravejado pelos corredores do estúdio.
02) Apesar de O Iluminado ser bem aceito pela crítica, Kubric não gostou do resultado final.
03) Exceto os dois primeiros filmes, todo o restante de sua filmografia é baseado em adaptações.
04) Pelo menos três cenas de três filmes foram improvisadas:
A frase "Aqui está Johhny" em O Iluminado foi completamente improvisada;
Em Laranja Mecânica quando Alex invade uma casa e começa a dançar e cantar "Singing in the rain" foi fruto de improviso;
O ator que interpretou o sargento Lee Ermey em Nascidos para Matar foi sargento na vida real e toda a parte em que ele grita com os recrutas foi improvisada;
05) Kubrick era um verdadeiro cinéfilo. Em sua lista de filmes preferidos estão A Carruagem Fantasma, de 1921, Luzes da Cidade, de 1931, Os Boas Vidas, de 1953, e O Massacre da Serra Elétrica, de 1974.
06) Aos 17 anos de idade, Kubrick foi fotógrafo da Look Magazine.
07) Ele era um homem recluso, de poucas palavras e que odiava dar entrevistas.
08)Barry Lyndon foi um sucesso de crítica, mas um fracasso de bilheteria.
09) Kubrick estudou a possibilidade de levar as telas o filme A.I. Inteligência Artificial que acabou sendo dirigido por Steven Spielberg.
10) Em 1999, o cineasta concluiria aquele que seria seu último filme. De Olhos Bem Fechados levou três anos para ficar pronto e foi considerado pelo próprio diretor como seu melhor filme. No entanto, Kubrick faleceu quatro meses antes da estreia do longa.