Artesanato nordestino ajuda a mostrar trajetória um gênio da MPB
O baião, um dos ritmos mais populares do Brasil, deu o tom do desfile da Unidos da Tijuca. Ícone maior do gênero musical, Luiz Gonzaga (1912-1989), cujo centenário de nascimento é celebrado este ano, foi o tema da escola amarela e azul da zona norte do Rio, vice-campeã em 2011. Com o enredo O Dia em que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão, o ousado carnavalesco Paulo Barros (49) retratou o Nordeste brasileiro, região lembrada também por outras cinco escolas das 13 do Grupo Especial.
Entre os sete carros alegóricos, destaque para o terceiro, Do Barro, se Fez a Vida, no qual bonecos do popular ceramista Mestre Vitalino (1909-1963) ganham vida e sanfoneiros fazem alusão ao homenageado, autor de clássicos como Asa Branca e Assum Preto.
A agremiação chamou a atenção de celebridades como Camila Rodrigues (28), a Merabe da minissérie Rei Davi, da Record. “Venho para a avenida há seis anos, sou completamente apaixonada por esse grande espetáculo”, disse ela, acompanhada do noivo, o empresário Roberto Costa (31). Juntos há um ano e três meses, eles trocaram carinhos apaixonados e demonstraram grande sintonia. “Eu vou me casar este ano. Isso é muito mais do que uma vontade, é uma certeza!
Ainda não decidimos se vamos celebrar em Florianópolis, onde está a família dele, ou no Rio, onde vive a minha. O importante é que o noivo perfeito eu já encontrei”, avisou Camila.