Neste frio, nada melhor que uma sopa deliciosa. Nutricionista revela como fazer e os benefícios de 4 receitas de sopa que vão te deixar magrinha; confira!
O friozinho já chegou em todo o Brasil e um alimento que combina muito com essa época é a sopa. O lado bom das sopas é que, além de saborosas e quentinhas, dependendo dos ingredientes, elas são saudáveis e ajudam a emagrecer.
+Coach em emagrecimento lista 10 atitudes que sabotam a dieta
Em entrevista exclusiva à CARAS Digital, Haline Dalsgaard, nutricionista funcional e diretora do projeto Saúde no Prato, revela os benefícios e como preparar 4 sopas saudáveis, como a de batata doce com castanha do pará e de brócolis e couve-flor com linhaça
Sopa de espinafre com cenoura e quinoa
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 cenouras médias em rodelas
1 litro de caldo caseiro de frango (ou água, caso não tenha o caldo)
½ molho de espinafre lavado e picado
1/3 xícara (chá) de quinoa mista
2 colheres (sopa) de creme de ricota
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, adicionar o azeite e refogar rapidamente a cebola e o lho. Acrescentar a cenoura em rodelas e refogar mais um pouco. Adicionar o caldo ou a água e deixar cozinhar em fogo brando. Quando a cenoura estiver começando a amaciar, adicionar o espinafre e cozinhar por 3 minutos. Em um liquidificador, bater o caldo com a cenoura e o espinafre. Voltar com o creme para uma panela e adicionar a quinoa. Cozinhar em fogo brando por cerca de 10 minutos, até a quinoa ficar cozida. Acrescentar o creme de ricota para dar um pouco mais de cremosidade ao creme. Misturar e servir.
Benefícios: Esta receita combina a cenoura (rica em beta caroteno), o espinafre (rico em ferro, cálcio e vitamina C), a quinoa (fonte de proteína e fibras) e o gengibre (termogênico, acelera o metabolismo).
Sopa termogênica e antioxidante
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de girassol
1 cebola pequena picada
1 batata baroa em cubos
1 tomate sem semente picado
1 pedaço de abóbora picada em cubos
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado e espremido (usar somente o caldo)
2 colheres (sopa) de amaranto em flocos
1 punhado de salsa e cebolinha picadas
Modo de preparo:
Numa panela, acrescentar o óleo de coco e refogar a cebola. Acrescentar os legumes e refogar mais um pouco. Acrescentar água até cobrir os legumes e cozinhar em fogo brando até que estejam macios. Bater os legumes cozidos com o caldo no liquidificador e reservar. Em uma panela, acrescentar a mistura do liquidificador, acrescente o sal e o sumo do gengibre, e deixar apurar. Acrescentar o amaranto em flocos, a salsa e a cebolinha e servir.
Benefícios: Esta receita combina o óleo de coco (termogênico e fonte de triglicerídeos de cadeia média) com a batata baroa (tubérculo rico em antioxidantes, ferro, cálcio, potássio, magnésio e fósforo), a abóbora (rica em beta caroteno, que se converte em vitamina A), o gengibre (é termogênico e, por isso ajuda no emagrecimento), o amaranto (fonte de proteína, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C – ótimo alimento na prevenção do câncer) e a salsinha (fonte de ferro, cálcio e vitamina C).
Creme de brócolis e couve-flor com linhaça
Ingredientes:
1 xícara (chá) de brócolis americano picado
1 xícara (chá) de couve-flor picada
1 litro de caldo caseiros de legumes (se não tiver o caldo pode usar água)
1 pitada de tomilho
1 punhado de manjericão fresco picado
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de semente de linhaça
Modo de preparo:
Numa panela colocar o brócolis, a couve flor, o caldo de legumes, o tomilho, o manjericão e o sal. Cozinhar até amolecer as flores. Bater tudo no liquidificador até obter um creme. Depois de pronto, acrescentar a pimenta-do-reino, a semente de linhaça e regar com azeite extravirgem.
Benefícios:
Esta receita combina o brócolis e a couve-flor (são crucíferos, importantes para o processo de detoxificação do organismo), o tomilho (antibiótico natural e ajuda a combater o estresse), o manjericão (propriedades antissépticas e rico em flavonóides, que são antioxidantes) e a linhaça (rica em ligninas, fitoestrógenos e em ômega 3 e 6, ajudando na saciedade e no bom funcionamento intestinal).
Sopa funcional de batata doce com castanha do pará
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de coco
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de curry em pó
2 abobrinhas picadas com a casca
1 batata doce descascada e picada
Sal a gosto
4 xícaras (chá) de água
3 castanhas do Pará trituradas
Modo de preparo:
Numa panela aquecer o óleo de coco e adicionar a cebola e refogar. Acrescentar o alho e o curry e refogar mais um pouco, mexendo constantemente. Acrescentar a abobrinha, a batata doce, o sal e a água. Deixar ferver. Reduzir o fogo e cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até que os vegetais fiquem macios. Bater a mistura num liquidificador até ficar um creme homogêneo. Transferir o creme para uma vasilha e decorar com a castanha do Pará triturada.
Benefícios:
Esta receita combina o óleo de coco (termogênico) com a batata doce (tubérculo de baixo índice glicêmico), a abobrinha (rica em vitamina C e complexo B, ajudando a combater o envelhecimento precoce e melhorando a circulação sanguínea), o curry (antisséptico natural), e a castanha do Pará (ajuda no controle do colesterol e na circulação sanguínea).