Uma boa noite de sono é fundamental para manter a pele do rosto firme, viçosa e sem manchas, além de combater as indesejadas olheiras. Nosso organismo funciona como um “relógio biológico”, ou seja, em um período de 24 horas produz, entre outras coisas, vários hormônios com funções específicas. Algumas dessas substâncias surgem à noite, quando o corpo está em repouso e no escuro. O desrespeito a esse ritmo biológico — não manter horário fixo para dormir ou, pior ainda, trocar a noite pelo dia — prejudica a produçãodesses hormônios.
Um dos hormônios “noturnos” é a melatonina, que começa a ser produzida ao entardecer, mas tem o pico das 22h00 às 2h00da manhã. Nesse período, portanto, é ideal estar em um ambiente escuro e com os olhos fechados. A luminosidade bloqueia a produção da melatonina, que, entre outras funções, destrói os radicais livres. Uma das ações dos radicais livres é interferir negativamente na produção do colágeno, proteína que tem, entre outras, a função de dar sustentação e firmeza aos tecidos. Portanto, ao eliminar os radicais livres, a melatonina combate indiretamente a flacidez e o envelhecimento precoce da pele.
Outra ação importante do sono é facilitar a liberação do hormônio do crescimento (GH, do inglês growth hormone). Esse hormônio tem alguns picos de liberação durante o dia, mas sua maior produção é à noite, duas horas depois de a pessoa adormecer. O GH facilita o transporte de aminoácidos para o interior das células, proporcionando melhores condições para que sintetizem diferentes proteínas, entre elas o colágeno.
O pico de produção de cortisol é pela manhã, mas uma noite mal dormida irá influenciar nesse hormônio que tem uma importante ação anti-inflamatória. Poucas horas de sono ou a noite atravessada em claro provoca estresse orgânico, fazendo com que o corpo eleve a produção de cortisol. Em excesso no organismo, a substância ataca, entre outras coisas, o colágeno.
O estresse, além de afetar o sistema imunológico e, consequentemente, todos os órgãos humanos vitais, provoca ainda uma manifestação cutânea conhecida como olheira, sinal de falta de repouso e de esgotamento físico.
A duração do sono restaurador varia em cada indivíduo, em geral de seis a oito horas. Para saber de quanto sono seu corpo necessita, a sugestão é aproveitar um dia sem estresse — de preferência nas férias — e marcar o horário que adormece e que desperta espontaneamente pela manhã. Se, ao acordar, a sensação for de disposição, o tempo que passou dormindo é suficiente para seu organismo realizar todas as funções noturnas necessárias para um dia saudável.
Para quem deseja manter a pele bonita e viçosa, o ideal ainda é dormir às 22h00 e acordar às 6h00. Ultrapassar muito esse horário leva à perda do descanso rejuvenescedor. É importante também fazer a última refeição três horas antes de ir para a cama, para que o sistema digestivo não esteja em pleno funcionamento e atrapalhe o repouso.
Dormir bem e com horário fixo faz com que as células do organismo humano sejam renovadas, favorece o sistema imunológico, dá disposição e energia para encarar o dia a dia e deixa a pele mais bonita. Vale a pena incluir na lista de intenções de 2014 melhores hábitos para ter de fato um sono reparador.