CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Bem-estar e Saúde / ESTAR ATENTO

Pediatra alerta sobre ganho de peso nas férias: 'Rotina alimentar menos saudável'

Em entrevista à CARAS Brasil, o endocrinologista pediátrico Miguel Liberato fala sobre atividades físicas para crianças durante o período de férias

Miguel Liberato e Felipe França
por Miguel Liberato e Felipe França

Publicado em 18/07/2024, às 15h44 - Atualizado às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pediatra explica sobre rotina alimentar durante férias escolares - Getty Images
Pediatra explica sobre rotina alimentar durante férias escolares - Getty Images

As férias escolares é um dos períodos mais aguardados pelas crianças, um momento de lazer e descanso após uma rotina tão corrida na escola. Mesmo sendo necessário relaxar, é importante estar em alerta para um detalhe muitas vezes ignorado pelos pais e familiares: a prática de atividades físicas. Em entrevista à CARAS Brasil, o médico endocrinologista pediátrico Miguel Liberato esclarece sobre o assunto: "Rotina alimentar menos saudável".

Segundo o especialista, durante esse período em casa, algumas crianças acabam ficando ociosas. Por conta de tanto tempo livre, muitos descontam na comida, então, é necessário estar atento para a alimentação dos jovens nas férias escolares. 

"Temos uma flexibilização tanto da alimentação quanto da atividade física. Acabamos permitindo uma rotina alimentar menos saudável e uma redução da prática de atividade física regular. Por conta do recesso, geralmente, nas férias, as crianças têm mais tempo ocioso, que muitas vezes é desviado para o tempo de tela e uma menor rigidez na alimentação", explica o especialista.

O Dr. Miguel reforça a necessidade de manter uma rotina saudável: “É importante aproveitar que temos mais tempo ocioso e tentar estimular ainda mais a atividade física para compensar esse desequilíbrio da alimentação saudável que, consequentemente, acontece nessa fase”.

“Quando falamos da importância da atividade física para crianças e adolescentes, o primeiro ponto importante é o combate à obesidade. A atividade física é fundamental para ajustar o equilíbrio entre o consumo e o gasto de calorias, além do controle", complementa. 

O QUE FAZER DURANTE ESSE PERÍODO? 

O Dr. Miguel explica que a atividade física oferece múltiplos benefícios. Por conta disso, é fundamental incentivar que as crianças se exercitem durante o período de férias. O especialista também orienta que não existem restrições por conta de idade, desde cedo elas já podem realizar. 

"A atividade física ajuda no metabolismo do açúcar e da gordura, no perfil lipídico e glicêmico. Tem todo um benefício cardiovascular, respiratório, da mineralização óssea, melhora da cognição, autoestima e socialização dessas crianças e adolescentes".

"Temos diversos benefícios. O tipo de atividade física deve ser individualizado, de acordo com a idade da criança. Desde os primeiros meses, já podemos estimular o desenvolvimento motor e atividade física nas crianças", finaliza.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DO DR. MIGUEL LIBERATO: