Os artistas cercam o sri brasileiro Prem Baba após ouvir sua palestra sobre o poder transformador do amor
Interessada em questões referentes à espiritualidade e à vida saudável, Maria Paula (43) se comoveu ao assistir à palestra do sri Prem Baba (48) e perceber como está em sintonia com o que prega o líder humanitário brasileiro. Em evento holístico na ilha de Maui, Havaí, a atriz e apresentadora presenteou o mestre da linhagem espiritual Sachcha, da Índia, com um exemplar de seu livro Liberdade Crônica. Para realçar a confluência de ideias, sublinhou partes do texto no qual comprovava isso. “Escrevi ‘meu desejo é que o poder feminino seja respeitado com sua delicadeza, inteligência afetiva e capacidade de acolhimento. Assim, conseguiremos suavizar nossas formas de organização e imprimir um ritmo mais cuidadoso e feliz a todo o planeta.’ Me sinto abençoada por ouvir palavras semelhantes de um mestre do porte dele”, destacou Maria Paula ao lado do marido, o músico Victor Valansi (23), do casal Claudia Raia (47) e Jarbas Homem de Mello (44) e do ator e diretor Kim Riccelli (32). O grupo viajou a convite do Beach Park Resort, que promoveu o encontro no hotel Andaz.
Prem Baba, que em sânscrito significa “Pai do Amor”, definiu o fato citado pela apresentadora como “sincronicidade”. “Aqui, reunimos com o mesmo propósito pessoas que estão cansadas de sofrer e querem usar seus dons em busca de um mundo melhor, para se viver com mais amor, amizade, alegria e respeito em todos os sentidos”, explicou o guru, que foi para Maui diretamente do ashram, comunidade onde recebe seus seguidores, em Rishikesh, na Índia. Baba convocou todos a participar de seu Awaken Love, movimento de despertar para o amor, a meditação e a cultura de paz. Para ele, somente através do amor todos vão se unir e acabar com a violência contra o ser humano e a natureza, englobando aí questões ambientais como o aquecimento global.
O evento contou ainda com palestras do lituano Viktoras Kulvinskas (75). “Existem cinco chaves para a saúde plena: dieta, exercícios, o meio ambiente, você descansar e ter uma atitude positiva diante da vida”, ensinou Viktoras, um dos maiores especialistas em longevidade. Ele defende uma alimentação natural sem nada de origem animal, como explicou no workshop Saúde e Vitalidade Até os 100 Anos e Além. “Ele fala de um mundo ideal. Na minha casa, meus filhos comem todos os legumes, verduras e frutas. Quando sentem fome, pegam uma cenoura, bebem água de coco. A comida é orgânica”, observou Claudia. Jarbas, seu parceiro de vida e no musical Crazy For You, em cartaz no Rio, frisou que já segue os hábitos prescritos por Kulvinskas. “Tenho isso por conta da minha profissão e da religião messiânica, que prega os mesmos princípios. Sou gaúcho, adoro carne vermelha, mas já aprendi que ela atrasa a minha digestão e me faz ficar mais doente”, completou Jarbas, ao lado de Lázaro Medeiros (63), o Lalá, embaixador do turismo do Ceará, e do anfitrião do evento, João Gentil (55), sócio fundador do Beach Park Resort, com a mulher, Patricia (44), e a filha, Joy (16). É o segundo evento promovido pelo complexo cearense em prol do despertar da consciência da humanidade. Em 2013, ele promoveu em Aquiraz, CE, o Love and Peace Rock.
Maria Paula também não esconde o entusiasmo diante das palavras do lituano. “Hoje, as pesquisas científicas trazem embasamento teórico para coisas que já intuíamos e que podem transformar nossas vidas. Existem superalimentos que são ouro em pó. Por exemplo, já uso a spirulina e vou logo comprar essas algas azuis e verdes que melhoram o desempenho mental. Sempre que ouço falar de uma novidade, procuro trazer para meu dia a dia”, disse sobre Viktoras, um dos fundadores do Instituto de Saúde Hipócrates, na Flórida, que ensina, entre outras coisas, como os alimentos podem ser usados como remédios. Filho de Bruna Lombardi (61) e Carlos Alberto Riccelli (67), Kim contou que seus pais transmitiram o interesse pelos assuntos abordados no evento. “Eles sempre foram ligados à alimentação e ao estilo de vida holístico. Não é só a comida que nutre, mas, sim, tudo que você faz na vida com paixão. As pessoas que fazem realmente o que amam, possuem vitalidade e se sentem mesmo com 25 anos”, refletiu Kim, ao lado da amiga Amber Hartnell (34).