Em entrevista à CARAS Brasil, a cardiologista Valéria Braile explica como funciona o tratamento para infarto, que já atingiu Raul Gazolla seis vezes
Publicado em 31/03/2025, às 11h15
Raul Gazolla(69) revelou, em meados de novembro, ter enfrentado seis infartos ao longo da vida. A condição que atingiu o artista pode ser bastante perigosa para a saúde dos pacientes e precisa de agilidade em seu tratamento.
Em entrevista à CARAS Brasil, a cardiologista Valéria Braile reforça a necessidade do tratamento rápido para o quadro que atingiu Raul Gazolla. "Tudo deve ser [feito] o mais rápido possível, para não lesar uma grande parte do coração. Quanto mais tempo o coração fica em sofrimento, maior a lesão no músculo do coração, que pode ser irreversível."
A médica explica que, atualmente, com os recursos e tecnologias disponíveis para a medicina é possível reestabelecer a irrigação do coração. "Se for atendido o mais rápido possível, conseguimos na maioria das vezes restabelecer a irrigação, abrindo a artéria novamente, por meio de medicamentos que dissolvem o coágulo ou cateterismo e implante de stent coronariano que abre a artéria."
Leia também: Médica explica diagnóstico de Raul Gazolla: 'Exceção a regra'
Além do tratamento agudo, a médica explica que existem atitudes para controlar a condição. "Manter consultas médicas periódicas para estabilização dos fatores de risco e programas de reabilitação e prevenção de novos eventos, que inclui mudanças de hábitos de vida, dieta, atividade física moderada, controle stress, não fumar, dormir bem."
Caso o paciente não receba os cuidados necessários, é possível que tenha complicações e sequelas para o quadro, como explica Braile. "O risco de sofrer um infarto, pode ser a morte súbita ou uma lesão extensa no coração levando a uma insuficiência cardíaca."
Leia mais em: Raul Gazolla expõe momento sobrenatural após sofrer 6° infarto: 'Fiz passagem'
Ver essa foto no Instagram