Correr é uma das atividades favoritas dos brasileiros, por isso, confira a seguir as dicas de um nutricionista que indica quais comidas melhoram seu desempenho
Correr é um das atividades favoritas dos brasileiros. Além de ser prática, a atividade ajuda a emagrecer, a melhorar a resistência física, queima gorduras e aumenta a massa muscular - além de propiciar um bem-estar físico e mental.
Para melhorar sua performance na corrida, existem alimentos que potencializam os exercícios, como explica o Dr. Helton Finocchio, nutricionista esportivo da Clínica Andrea Santa Rosa. Em entrevista à CARAS Digital, ele enumerou 5 alimentos que ajudam na atividade; confira!
1) Café com Canela
" Essa mistura é um grande recurso termogênico natural e barato. A cafeína melhora o foco e concentração, além de aumentar a força e resistência muscular. A canela acelera o metabolismo e controla os níveis da glicose, o que é interessante para iniciar uma atividade física, já que níveis mais controlados de glicose e insulina irão aumentar a taxa de oxidação de gordura como fonte de energia. A sugestão é consumir 1 xícara de café imediatamente antes do treino c/ 1 colher de chá de canela".
2) Água
"O estresse do exercício é acentuado pela desidratação, que aumenta a temperatura corporal, prejudicando as respostas fisiológicas, o desempenho físico e produz riscos para a saúde. Por isso, acompanhe as mudanças no peso corporal antes e depois do exercício para verificar se o consumo de líquidos durante a atividade foi suficiente. Uma forma pratica e viável de se verificar o nível de hidratação é observar a coloração e o volume da urina. Se a urina apresentar uma coloração amarela escura, volume pequeno e odor forte, o atleta ainda está desidratado e deve continuar ingerindo líquidos".
3) Chá verde
"Por ter propriedades antioxidantes, termogênicas e conter cafeína e teanina de uma forma natural, ele contribui para dar um 'up' na corrida, ajudando a acelerar o metabolismo, mantendo o foco e concentração. A sua utilização pode ser tanto antes do treino para ter um efeito termogênico e melhora do rendimento, ou até mesmo pós treino para manter o metabolismo acelerado e inibir a ação dos radicais livres. O seu consumo pode ser de até 3 xícaras ou 600ml, não ultrapassando essas recomendações".
4) Beterraba com folhas
"A beterraba e suas folhas são riquíssimas em nitrato, que após a sua quebra no estômago, se reduz em oxido nítrico que irá contribuir para a vasodilatação, aumentando a perfusão sanguínea, oxigenando as células e melhorando a fadiga muscular e desempenho. Em caso de hipertensos poderá contribuir também na redução da hipertensão. O seu consumo poderá ser feito 40 minutos antes da corrida na forma de suco".
5) Consumo de especiarias, como pimenta e açafrão
"Estudos sugerem que os compostos fenólicos presentes no açafrão da terra e nas pimentas preta e vermelha podem apresentar efeito positivo na diminuição do estresse oxidativo celular, reduzindo processos inflamatórios responsáveis por inflamações transitórias, que irão prejudicar o rendimento e desempenho do atleta, já que podem aumentar o risco de infecções do trato respiratório, dor e até lesões musculares. A sugestão é que utilize esse especiarias nas principais refeições como almoço e jantar".