Nutricionista indica o que é ideal consumir quando se deseja emagrecer com a corrida ou percorrer longas distâncias
A corrida é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo. Todavia, os resultados e a eficiência da atividade podem ser potencializadas ou prejudicadas pelos alimentos que consumimos. Por isso, conciliar a corrida com uma alimentação eficiente é o ideal para conquistar um melhor desempenho. A nutricionista esportiva Isabella Correia, da Clínica La Prath, lista dicas de alimentação e suplementação para dar um up no treino.
+Confira o nosso guia para iniciantes e saiba como começar a correr!
1) Os carboidratos são importantes para manter as reservas de glicogênio muscular antes das provas, então uma alimentação com carboidratos complexos (batata doce, aipim, massa integral, frutas com farelo de aveia...) é a ideal para o dia anterior ao treino mais intenso. Faça um jantar bem reforçado com esses alimentos.
2) Durante a corrida também é importante a reposição de carboidratos para uma melhor performance, e uma maneira simples de fazer essa reposição é a utilização dos carboidratos em gel ou líquidos, que são fáceis de carregar!
3) Repor os eletrólitos também é muito importante, pois o corpo perde muitos minerais, como sódio e potássio. Para isso sugiro a ingestão de água de coco, que é um repositor de eletrólitos natural, bem como de alguns isotônicos existentes no mercado.
4) A hidratação é primordial para um melhor rendimento e performance física e mental, portanto beba muita água antes, durante e após o treino.
5) A alimentação e a suplementação após a prova também são essenciais, uma vez que o corpo precisa recuperar e repor os nutrientes perdidos, e para isso carboidratos, gorduras boas e proteínas e/ou aminoácidos devem estar presentes nas suas refeições após a prova.