Em entrevista à CARAS Brasil, a dermatologista Luciana Maluf explica o tratamento da doença na pele da atriz Paolla Oliveira
Publicado em 01/11/2024, às 15h30
Atriz consagrada, Paolla Oliveira(42) mostrou em julho deste ano que convive com uma doença crônica em sua pele, o melasma. Apesar de não ter cura, a doença é benigna e tem tratamento, como explica a médica dermatologista Luciana Maluf, em entrevista à CARAS Brasil.
A especialista afirma que, para um tratamento bem feito, é necessário que haja uma avaliação e individualização, já que as técnicas podem variar de paciente para paciente. "O Melasma é uma das questões dermatológicas mais difíceis de se controlar por não ter cura", acrescenta, sobre o diagnóstico de Paolla Oliveira.
"Ao mesmo tempo essa doença tem uma cascata melanogênica (melanogenese), ou seja, manchas e nós temos no mercado vários tipos de clareadores, calmantes, antioxidante e muitos desses clareadores atuam em vários pontos dessa cascata de formação da mancha."
Leia também: Paolla Oliveira exibe álbum de fotos inéditas com o namorado, Diogo Nogueira
"Alguns dos clareadores e despigmentantes são a Hidroquinona, ácidos como glicólico, corticoide, vitamina C e niacinamida. Existem também os antioxidantes orais, aqueles chamados fotoprotetores orais que também ajudam bastante a diminuir a inflamação orgânica e oxidação", completa a especialista.
Maluf diz que são vários os componentes que podem ser usados para combater, melhorar ou clarear o melasma. Ela ainda diz que a doença tem uma tendência a piorar nas estações mais quentes, primavera e verão, e melhorar durante o outono e inverno.
Apesar de não ter cura, a condição da artista é considerada comum entre as mulheres, podendo surgir em homens. A doença, por exemplo, também atinge outras famosas, como a cantora Kelly Key(41) e a atriz Carolina Dieckmann(46).
Leia mais em: Perdeu o passaporte na viagem? Veja o que acontece em casos como o de Paolla Oliveira
Ver essa foto no Instagram