A dermatologista ensina como combater a preguiça para manter a pele jovem e saudável
Remover a maquiagem antes de dormir é um dos principais segredos para manter uma pele bonita e saudável. Porém, com a rotina agitada, muitas vezes acabamos deixando a preguiça falar mais alto e dormimos com a make na pele.
A dermatologista Dra. Denise Chambarelli diz que retirar a maquiagem da pele é muito importante, já que ela pode "obstruir os poros, prejudicando a saúde da pele e facilitando o aparecimento de manchas e espinhas".
"Não retirar a maquiagem pode sim causar grandes consequências. Com o tempo, o mau hábito pode acelerar o envelhecimento, fazendo com que as temidas ruguinhas apareçam antes da hora. Outro ponto que vale destacar é que é durante a noite que o metabolismo das células cutâneas aumenta, absorvendo melhor nutrientes. Então, esse hábito tem que virar rotina", explica a expert.
Denise explica que remover a maquiagem do rosto é muito simples quando se tem os produtos adequador. "Tentar tirar a maquiagem com água e sabonete não é a melhor opção. Isso porque muitas vezes essa tentativa pode falhar e agredir a pele do rosto, correndo o risco de levar a maquiagem para dentro dos olhos. O leite de limpeza é o mais recomendado para as peles secas, porque também hidrata. Já as mulheres de pele sensível devem optar por sabonetes hipoalergênicos ou neutros. Agora, se a pele é mista, a água micelar leva vantagem por conta de sua ação calmante e reguladora das glândulas sebáceas. Por fim, quem tem pele oleosa deve priorizar os sabonetes em gel".
Para mulheres que buscam produtos naturais, ela indica o óleo de amêndoas, que não causa danos na pele. "Ele é rico em vitamina E e ácidos graxos, que é ideal para hidratar, também ajuda a regenerar a pele, desobstruir os poros e prevenir a formação de impurezas. Você pode aplicar o óleo em um algodão e limpar bem a região. Quando estiver completamente limpo, pode finalizar usando um sabonete líquido. Isso evitará que a pele fique oleosa".
O óleo de coco também é uma outra alternativa: "Converse com seu dermatologista e entenda o que é melhor para sua pele", conclui.