Roberta Gabriel, personal trainer especializada em gestantes e pós-parto, revela como foi a rotina de exercícios da jornalista nos últimos meses de gestação e quais são as atividades indicadas para grávidas a partir do quinto mês; confira
Em poucos dias, Fernanda Gentil deve dar à luz seu primeiro filho, que vai se chamar Gabriel. Durante a gestação, a jornalista teve o acompanhamento da personal gestante Roberta Gabriel, especializada em planejamento de exercícios para gestantes e para o pós-parto. Em entrevista à CARAS Digital, a especialista afirmou que, no último trimestre da gravidez, os exercícios precisam ser mais tranquilos, mas a grávida não pode desistir deles.
“No último trimestre da gestação, as grávidas ficam mais cansadas e menos dispostas. Por isso a Fernanda fez caminhadas orientadas para preparar o corpo para a chegada do bebê. A caminhada pode ser realizada todos os dias em que a mamãe se sentir disposta. Nessa fase, oriento no máximo 20 minutos por dia, pois o objetivo único é manter a grávida ativa e disposta para as suas atividades diárias".
Além do exercício aeróbico, Fernanda também fez pilates de solo, atividades aquáticas, como a hidroginástica, e ginástica pré-natal.
"O Pilates de solo é feito de 1 a 2 vezes por semana e tem como objetivo melhorar a postura e realizar um fortalecimento muscular de maneira suave e confortável. As atividades aquáticas podem ser feitas de 1 a 2 vezes por semana também e objetivam controlar o ganho de peso. Esse mix de exercícios na água proporciona maior conforto para a gestante - o que nos permite ter um treino mais 'intenso' mas sem impacto nas articulações (o que nessa fase é importantíssimo). Já a ginástica pré-natal é feita 2 vezes por semana. Essa atividade deve estar presente na rotina de toda futura mamãe. São exercícios que têm como objetivo preparar a mamãe para a chegada do bebê e para suportar as alterações posturais e fisiológicas ao longo da gestação e, principalmente, a volta da barriga”, afirma Roberta.
Assim como qualquer atividade física, a gestante também precisa ter alguns cuidados enquanto se exercita para não correr nenhum risco de machucar a si mesma ou o bebê.
" É preciso sempre estar monitorando os batimentos cardíacos, usar roupas leves e confortáveis, beber água a cada 20 minutos e manter os materiais ao alcance das mãos", comenta a personal.