Pilates, yoga e hidroginástica devem ser feito pelas gestantes, mas musculação e caminhada devem ser feitas com moderação
A gravidez é um dos momentos mais especiais e incríveis na vida da mulher, mas as mães de "primeira viagem" são cheias de dúvidas, principalmente relacionadas a exerícios físicos.
Muitas não sabem quais atividades são recomendadas, com qual intensidade e em que fase da gestação. Mas, é muito importante não ficar parada.
"Sem dúvida nenhuma durante a gestação é importante desenvolver uma melhora da condição cardiovascular e melhorar a flexibilidade. A gestante pode fazer bike com encosto lombar, para proteger a coluna em relação ao exercício e ajudar a melhorar a condição cardiorrespiratória. Caminhadas leves podem ser feitas no início da gravidez, todavia, com o passar dos meses e o peso da barriga a caminhada pode ocasionar uma hiperlordose lombar, que pode gerar uma dor. Outra atividade que eu recomendo é o pilates, que trabalha força e equilíbrio, mas sempre com o acompanhamento de um instrutor para que ele possa orientar os exercícios que podem ser feitos", revela o Dr. Rodrigo Freitas, médico do esporte.
Já a musculação é sempre uma dúvida entre as gestantes e alguns profissionais da saúde. Mas, segundo o expert, em algumas fases da gravidez não há mal algum.
“Até os 3 primeiros meses é interessante que haja uma diminuição no ritmo de treino, já que é neste período em que o feto está em formação. Após essa época, a mulher pode e deve continuar treinando, claro que não com a mesma intensidade e o mesmo peso que era realizado antes da gravidez. Por isso, deve haver acompanhamento profissional para que haja a orientação adequada. Mas, de maneira moderada, todos os exercícios podem ser realizados no período da gestação”.