O autor de novelas, Silvio de Abreu, analisa sua trajetória na TV Globo e confessa maior dificuldade dentro da emissora
Publicado em 25/07/2024, às 16h06 - Atualizado em 27/07/2024, às 10h42
Considerado um dos maiores autores da teledramaturgia brasileira, Silvio de Abreu (81) tem histórias de sobra quando o assunto é bastidor da televisão. Conhecido por diversos sucessos em sua carreira, o autor revela qual foi sua maior dificuldade na TV Globo e analisa trajetória ao longo dos anos: "Meu grande problema".
Abreu ficou bastante tempo como diretor de dramaturgia diária na emissora dos marinhos. Durante esse período, ele menciona que sempre escolhia o elenco de suas novelas, porque trabalhar com atores que não tinha afinidade era um grande desafio.
"Você ter que aguentar um ator que você não gosta, é impossível. Eu tive isso no Pecado Rasgado [novela escrita por Silvio de Abreu em 1978] e nunca mais tive, porque eu sempre escalei meu elenco", declara o autor.
Por conta desse rigor com a escolha do elenco, Silvio revela que sua maior dificuldade dentro da TV Globo era dizer 'não' para os atores e confessa que suas novelas eram muito disputadas pelo casting da emissora.
"Meu grande problema na Globo era dizer não, porque toda vez que anunciava uma novela minha todo mundo queria fazer e todo mundo me pedia. Os grandes atores pediam e eu precisava dizer: 'Não tem papel para você', isso era muito chato", afirma.
Além de autor de novelas, Silvio de Abreu também é ator, por conta disso, ele tinha muitos colegas de profissão na vênus platinada, mas reforça que não abria exceções e fazia questão de escolher o casting de suas obras: "Aquele elenco da Globo era uma maravilha, e todos eram meus amigos, era tudo uma turma grande e eles queriam fazer".
Silvio de Abreu fala sobre esse e outro assuntos relacionados ao universo da televisão brasileira no segundo episódio do Podcast Vem Pod Chegar, apresentado pelo jornalista José Armando Vannucci e pelo ator e publicitário Jorge Bin.
Ver essa foto no Instagram