Ator Emilio Dantas se arrependeu de fazer novela alvo de polêmicas na TV Globo, em 2018
Pronto para voltar ao ar com a novela Vai na Fé, o ator Emilio Dantas (40) chocou os fãs ao revelar que se arrepende de ter protagonizado a novela Segundo Sol, em 2018. Na época, a trama foi alvo de inúmeras polêmicas e acabou gerando uma certa rejeição ao artista.
Em Segundo Sol, Emilio interpretou um cantor de axé fracassado Beto Falcão, que forjou a própria morte para se tornar um idolo nacional. Ambientada em Salvador, a novela recebeu muitas críticas por não ter atores pretos e, principalmente, baianos.
"Foi muito errado eu ter feito o Beto Falcão [na novela 'Segundo Sol']. Jamais deveria ter aceitado esse papel. Não por conta do autor [João Emanuel Carneiro], ou pela empresa. É que não condiz com a realidade. A Bahia é feita 95% de pretos, e quem deveria estar contando essa história era um preto. Acordei para isso muito tarde", disse ele em entrevista para o colunista Lucas Pasin, do Splash.
A confusão envolvendo a novela foi tão grande, que o autor João Emanuel Carneiro precisou fazer ajustes no folhetim e dar mais espaço para personagens negros. Além disso, o caso chegou a ser pauta de uma ação do Ministério Público do Trabalho, que enviou um documento para a TV Globo com 14 recomendações para haver maior representação racial na produção.
Enquanto a novela estava no ar, não apenas Emilio Dantas foi alvo de críticas, mas também a atriz Giovanna Antonelli (46), seu par romântico. Com histórico de interpretar papéis das mais diversas etnias, ela deu uma declaração polêmica justificando sua escalação.
“Acho que a graça da profissão é a gente fazer o que a gente não é. Hoje, ali, vivendo na Bahia, fazendo um personagem baiano, todos os que estão participando se sentiram tão baianos quanto um baiano e os admirando profundamente", disse a atriz ao TV Fama.