A empresa explicou que buscou orientação de entidades médicas para tomar a decisão e conversou com profissionais da área: “Enquanto nos preparamos para lançar a terceira temporada, ponderamos sobre o debate a respeito da série. Portanto, de acordo com a orientação de especialistas médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, chefe da Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio, decidimos com o criador Brian Yorkey e os produtores editar a cena em que Hannah Baker tira sua própria vida na 1ª temporada”.
Brian afirmou que a intenção por trás da cena foi mostrar a “horrível realidade” para garantir que “ninguém deseje copiá-la”, porém a cena acabou causando um efeito reverso. O estudo mencionado concluiu que o índice de suicídios em indivíduos de 10 a 17 anos cresceu 30% em abril de 2017, mês em que “13 Reasons Why” estreou.
“Não há uma cena mais importante que a vida do show, que traz a mensagem que devemos cuidar um dos outros. Nós acreditamos que essa remoção vai ajudar a série a fazer o melhor possível pelo maior número de pessoas, reduzindo o risco especialmente para jovens espectadores”, concluiu o produtor executivo.
O site Discussing Film garante que a Netflix renovou '13 Reasons Why' para uma quarta temporada. Até o momento, a plataforma de streaming não se pronunciou.