Ator, produtor e diretor de grande carreira na TV, cinema e teatro é pai do músico André Abujamra
Faleceu nesta terça-feira (28) o ator e apresentador Antônio Abujamra, lembrado pelo programa Provocações da TV Cultura e por atuações em novelas globais como Que Rei Sou Eu? e Terra Nostra.
Segundo informações da família, Antônio estava dormindo quando faleceu. A causa da morte ainda não foi divulgada. Ele era pai de André e Alexandre Abujamra e tio das atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra.
Carreira
Antônio Abujamra nasceu em Ourinhos, interior de São Paulo, em 15 de setembro de 1932. Foi ator, produtor e diretor, atuando em cinema, teatro e televisão.
Começou sua carreira como integrante de um grupo de teatro amador em Porto Alegre, mas não tardou a se destacar com suas encenações dotadas de crítica social e política. Na extinta TV Tupi foi diretor e ator. Abujamra também teve uma passagem pelo SBT, onde dirigiu a telenovela Os Ossos do Barão.
Como ator de TV será sempre lembrado pela interpretação de Ravengar no sucesso Que Rei Sou Eu? e Coutinho Abreu em Terra Nostra. No cinema participou de dezenas de filmes, como os premiados Festa (de Ugo Giorgetti, pelo qual recebeu o Kikito de Melhor Ator no Festival de Gramado) e Carlota Joaquina, princesa do Brazil, ícone da retomada do cinema brasileiro.
Seu último trabalho na TV foi no SBT, na telenovela Corações Feridos. Desde 2000 comandava o programa Provocações na TV Cultura, onde mostrou seu talento como entrevistador.
Velório
A família anunciou que as últimas homenagem dos fãs, amigos e familiares para Antonio Abujamra vão acontecer no Teatro Sérgio Cardoso, no bairro da Bela Vista em São Paulo, a partir das 23h desta terça-feira (28).