Artur Volpi fala sobre sua experiência ao participar da série Segunda Chamada
Desde cedo encantado pela profissão, o ator Artur Volpi tem brilhado nas telinhas ao fazer parte do elenco da série Segunda Chamada , da TV Globo.
''Até esse ano, meus projetos se concentravam só no teatro'', contou ele em uma entrevista exclusiva para a CARAS Digital, que já estava habituado aos palcos ao integrar projetos como o musical Godspell - Em Busca do Amor, dirigido por Dagoberto Feliz , o musical teen 'Fala Sério, Gente!', escrito porThalita Rebouças, produzido por Claudia Raia e dirigido por Jarbas Homem de Mello, além de outras peças que participou.
Segunda Chamada foi a grande estreia de Artur na televisão. ''Poder estrear em um projeto como ‘Segunda Chamada’ estava completamente além das minhas expectativas. Foi uma surpresa muito boa e tem sido uma experiência enriquecedora tanto pessoalmente, quanto profissionalmente'', ressaltou ele, que procurou entender seu personagem a fundo para poder interpretá-lo.
''A história do Marcelo é toda contada em flashbacks que não aparecem necessariamente em uma ordem cronológica. Então, meu primeiro trabalho, junto ao preparador de elenco, foi organizar a sequência dos fatos que contam a trajetória dele na série. A partir daí, foi possível começar a entender as motivações de suas atitudes em cada momento, suas angústias, suas verdades. Depois, me apoiei sob o próprio texto pra ir descobrindo quem ele era''.
Sobre interpretar Marcelo, Artur destacou a grande carga emocional que sua trama carrega.''O Marcelo é um adolescente, que está em um processo de descobrimento e criação da sua própria identidade, do que ele acredita, pelo que está disposto a lutar, de que forma se posicionar diante dos seus pais, amigos e da sociedade. É um menino extremamente sensível e corajoso, no sentido etimológico mesmo da palavra, daquele que age com o coração. A inocência da criança que ele está deixando pra trás, se mistura a uma maturidade de conseguir se mostrar vulnerável, se apaixonar, de ser quem ele quiser''.
Para ele, todo projeto envolve uma grande responsabilidade do ator em transmitir, da melhor maneira, a mensagem que deve ser passada para o público. ''A série está trazendo um tema extremamente importante nos tempos em que estamos e acho que é uma oportunidade para as pessoas se atentarem a situação pavorosa na qual se encontra a educação no Brasil. É uma grande vitrine de questões sociais que tivemos o privilégio de colocar em discussão'', constatou, ressaltando a importância da trama para o contexto atual do país.
Ao ter a oportunidade de contracenar com grandes nomes como a atriz Débora Bloch, ele confessou que a experiência rendeu verdadeiras aulas em cena. ''Foi incrível, extremamente enriquecedor, um privilégio que eu jamais imaginaria ter na minha primeira experiência na TV. Eu aprendi demais com eles, direta e indiretamente. Todos me ajudaram muito. Em cena, me davam dicas de entendimento do texto, intenções ou da própria dinâmica do set. E quando não estávamos contracenando eu observava demais, como eles executavam tudo aquilo, a forma com que posicionavam suas ideias para a gravação das cenas'', contou, ressaltando que levou uma grande bagagem positiva da série.
'''Segunda Chamada' me ensinou de todos os lados. No âmbito profissional e pessoal. Eu comecei sem saber para onde eu ia quando chegava em um set. Aprendi muito sobre o funcionamento de toda essa engrenagem, com toda a equipe. Como desenvolvimento artístico, foi um primeiro passo pra eu me entender dentro desse formato e continuar me aprimorando daqui pra frente'', afirmou.
Por fim, Artur aproveitou para falar um pouco sobre seus projetos para o próximo ano. ''Por enquanto, novos projetos pessoais e também no teatro. Faço parte de um grupo que pretende estrear uma peça dirigida pelo Chico Carvalho, em breve, vamos aguardar."
Vale lembrar que a segunda temporada de Segunda Chamada já está confirmada pela emissora" A série vai ao ar às terças-feiras, após a novela das 21h.