CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Teatro / Da TV para o palco

Bete Coelho reafirma seu total amor ao teatro: 'Nada se compara'

Em entrevista à CARAS Brasil, a atriz Bete Coelho explica sumiço de novelas e comenta sobre proximidade com os palcos teatrais

Bete Coelho como Petra - Divulgação
Bete Coelho como Petra - Divulgação

Recentemente em cartaz como Petra em um espetáculo homônimo em São Paulo, Bete Coelho (62) agrega a personagem disruptiva baseada no clássico As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, do alemão Rainer Werner Fassbinder, aos grandes trabalhos de sua carreira — marcada pela entrega em produções teatrais, cinematográficas e televisivas. Em entrevista à CARAS Brasil, a atriz coloca o teatro no pedestal das artes e reafirma seu total amor aos palcos: "Nada se compara", declara.

Em Petra, Bete assume o papel de uma estilista de alta costura que encara uma paixão não correspondida permeada pelo feminino e por relações de poder que organiza as envolvidas em uma hierarquia rígida que as desvirtua. Para a intérprete, uma das inspirações para levar a personagem aos palcos foi o recente ressurgimento de um comportamento político-social reacionário.

"Ver isso ressurgir com força tenebrosa nos últimos tempos foi um dos combustíveis que acionamos para impulsionar esse processo e fazer da personagem uma necessidade atávica, com o poder reflexivo e transformador", compartilha a atriz, que também atuou na montagem na função de diretora ao lado do cineasta Gabriel Fernandes.

View this post on Instagram

A post shared by Cia.BR116 (@cia.br116)

Como atriz e diretora, Bete afirma que uma das maiores dificuldades em adaptar um texto de Fassbinder foi "fazer o drama novelesco ser convincente para uma montagem teatral em 2024", mas esse parece ser um desafio enfrentado com sucesso: "Me surpreendo diariamente com a cumplicidade e identificação da plateia com o tema", disse a intérprete enquanto a obra estava em cartaz.

A leitura pessoal de Bete sobre as reações do público, é claro, são possíveis dessa forma tão pessoal apenas no teatro e, por essa razão, ela não hesita em afirmar que os palcos são, de fato, seu lugar. "O teatro sempre foi o meu maior foco porque nada se compara à experiência presencial, artística. Chega a ser constrangedor de tão revelador", pontua.

A paixão e dedicação ao teatro nos últimos anos é o que a mantém distante de trabalhos televisivos que demandam muito. Desde 2009, Bete tem dado atenção à Companhia de Teatro BR116, que fundou ao lado de Gabriel Fernandes e Ricardo Bittencourt

"Não me afastei da TV e, sim, de novelas que demandam tempo e afastamento de outras atividades. Manter e trabalhar diariamente numa companhia de teatro é o motivo desse distanciamento. Não sobra tempo para mais nada", conta.

A atriz não nega a possibilidade de retornar para longas produções na televisão, e inclusive faz participações pontuais em séries ou programas, como o Conversa com Bial, do qual participou foi convidada recentemente em um episódio que irá ao ar em breve.

Bete Coelho no Conversa com Bial
Bete Coelho no Conversa com Bial

Para o futuro, Bete se manterá nos palcos e pretende, com seus colegas de companhia, entrar com parte do repertório da Cia.BR116 – Teatrofilme, que completará 15 anos em 2025.