Saiba detalhes do tema da Bienal Brasileira de Design, que acontecerá até 31 de outubro em Belo Horizonte
A Bienal Brasileira de Design é o evento mais importante da área no Brasil, e para trazer todas as novidades desse ano, fui à Belo Horizonte acompanhar a coletiva de imprensa que aconteceu nessa semana.
O evento chega à sua 4ª edição sob um tema bem abrangente: Diversidade Brasileira. E para dar um panorama do que vem sendo feito por aqui, a mostra principal, “Da Mão à Máquina”, aborda desde o trabalho artesanal característico do nosso País ao trabalho assinado, passando por tecnologias de ponta.
Durante minha visita guiada pelo evento, conversei com a curadora geral, a jornalista Maria Helena Estrada, que me explicou que essa mostra tem o objetivo de apresentar o design como uma ferramenta estratégica que agrega valor ao produto nacional e assimila os valores da cultura local. Segundo ela, é impossível ser global sem antes passar pelo local, e para que o design brasileiro seja forte, ele precisa resgatar sua origem no trabalho artesanal.
Essa é uma oportunidade imperdível para conhecer a capital mineira, que além de muito bonita é rica em opções culturais. E o mais legal é que até o fim da Bienal, que vai até o dia 31 de outubro, as escolas de design da cidade estarão com portas abertas, recebendo o público com workshops e oficinas.
Para quem já trabalha na área, outro destaque é o Programa Educativo, que conta com o 4º Fórum Internacional do Design e com o Seminário Internacional Design & Emoção, aproximando o público de profissionais renomados do Brasil e do exterior.
Na galeria de fotos acima, você confere o que cliquei de mais legal pela Bienal Brasileira de Design.
Estou sempre por dentro dos principais eventos ligados ao design. Para acompanhar as novidades, acesse meu portal, www.livingdesign.net.br.