Elizabeth II deixa quatro filhos: Charles, o mais conhecido, deve herdar o trono
A rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira (8) deixou quatro filhos. O mais conhecido é princípe Charles, que se tornou uma celebridade quando foi casada com Princesa Diana.
Mas, a então ocupante do trono britânico também tinha outros três filhos que viveram vidas discretas.
Herdeiro do trono, ele é o mais velho dos filhos da ex-monarca. Nasceu em 1948 e foi casado com Diana Spencer, a Lady Di. De personalidade forte, ficou conhecido pelos problemas familiares durante o casamento e por sua paixão com Camilla Parker-Bowles, com quem acabou se casando em 2005. Caso assuma o posto de Rei, ele será o mais velho da história a assumir tal honraria.
Segunda a nascer, a princesa de 72 anos é conhecida por seus trabalhos de caridade, atuando em organizações como a WISE, Riders for Health, e Carers Trust. Ficou muito conhecida por suas ações me parceria com a ONG Save the Children, o que rendeu uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 1990. Apaixonada por hipismo, ela foi casada duas vezes: a primeira com o capitão Mark Phillips em 1973; e a segunda com Sir Timothy Laurence, que foi mordomo real entre 1986 e 1989.
Aos 62 anos de idade, ele é pouco conhecido do grande público, sobretudo porque saiu dos holofotes após uma série de escândalos nos quais se envolveu a partir dos anos 2000. Apesar de ter atuado como comandante especial do Reino Unido para o comércio internacional e investimento, ele ficou marcado por problemas na Justiça - a mais grave delas, no envolvimento no caso Epstein, onde foi acusado de abuso infantil e tráfico.
Caçula dos filhos de Elizabeth, ele foi apaixonado pelas artes. Seu primeiro trabalho foi como assistente de produção teatral na Really Useful Theatre Company antes de ajudar na produção televisiva. A partir dos anos 2000, passou a assumir compromissos da Coroa. Ele recebeu o título de Conde de Wessex em 1999, meses antes de oficializar seu casamento com Sophie Rhys-Jones. Eles tem dois filhos, Luísa e Jaime.
A morte da Rainha Elizabeth II anunciada nesta quinta-feira (8) deixa vago um dos mais poderosos espaços de poder da política mundial. Agora, será definido quem deve assumir o trono britânico.
Pelas regras, o sucessor formal e legítimo herdeiro do trono britânico é o príncipe Charles, filho mais velho da Rainha. Na sequência estão o príncipe William, filho mais velho de Charles, príncipe George, filho mais velho de William e Charlotte, segunda filha de William.