Redação Publicado em 26/04/2011, às 13h05 - Atualizado em 04/05/2011, às 13h09
Ela é protagonista de um conto de fadas moderno. Um longo namoro que começou com troca de olhares na Universidade de St. Andrews venceu críticas e culminou com o romântico pedido de casamento durante férias no Quênia. Discreta, sofisticada, segura de si e com um sorriso arrebatador, Kate Middleton (29) fisgou o cobiçado coração do príncipe William (28), da Inglaterra, e, nesta sexta-feira, deixa de ser plebeia para ingressar na realeza como princesa, para um dia, possivelmente, se tornar rainha, pois seu amado é o segundo da linha de sucessão ao trono logo após o pai, Charles (62).
Filha de Carole (55) e Michael Middleton (61), ex-aeromoça e ex-piloto de avião que se tornaram empresários bem-sucedidos com a venda de artigos para festas infantis, Kate já divide o mesmo teto com o neto da rainha Elizabeth II (85), mas admite que entrar oficialmente para o clã é um desafio. "William é um grande professor, espero que possa me ajudar ao longo do caminho", pondera ela, comparada à mãe do noivo, Diana (1961-1997), por seu gosto pela moda.
Seu último ato oficial ao lado do noivo antes da boda foi a inauguração de uma academia para empreendedores, no último dia 11. Apesar de querer se resguardar dos holofotes, a beldade não resistiu e foi às compras em Londres. Kate permaneceu em uma loja da concorrida King's Road por meia hora e deixou o local com quatro peças perfeitas para uma lua de mel em clima de verão. Nesta sexta, cerca de dois bilhões de pessoas devem acompanhar pela TV o seu enlace na Abadia de Westminster. Kate, antes mesmo de receber o título, já demonstra nobreza: em vez de presentes, ela e William sugerem 26 organizações para as quais podem ser encaminhadas doações.
Comércio
O frenesi mundial despertado pelo casamento do príncipe William (28) e Kate Middleton (29) é celebrado com entusiasmo pela casa de leilões Julien's. Uma semana após a boda, a empresa colocará à venda algumas peças que pertenceram à mãe do noivo, a princesa Diana (1961-1997), e espera alcançar cifras poderosas. Para promover o evento, dois looks foram expostos em plena Times Square, em NY: o longo azul claro usado por ela no Festival de Cannes, de 1987, e na apresentação de Miss Saigon, em 1989, e o vestido preto com bordados que desfilou em visita oficial à Índia, em 1992.
A renda será doada a projetos sociais, o que deixaria Diana tão orgulhosa quanto ver o primogênito vencer em sua carreira. William tornou-se exímio piloto de helicóptero de busca e resgate e tenente da RAF, força aérea britânica.
Palácio de Buckingham
Além de presenciar o casamento do futuro rei da Inglaterra, os seletos convidados da união do príncipe William (28) com Kate Middleton (29) terão a oportunidade de circular pelo Palácio de Buckingham e visitar alguns de seus mais suntuosos ambientes. Durante a pomposa festa após a cerimônia religiosa, 600 vips vão ter acesso a 19 salas decoradas com mobílias centenárias e preciosas peças de arte.
Entre os luxuosos espaços do local destaque para a Sala de Banque t e de Estado, com paredes de seda adamascada, o Salão Azul, que abrigou o primeiro jantar de Estado do palácio, em 1838, e o Salão Branco, com vista para os jardins e portrait da rainha consorte Alexandra (1844-1925).
Vésperas da boda
Para quem ficou de fora da seleta lista de convidados, criatividade é palavra de ordem às vésperas da boda real. Em Princes Risborough, uma pequena cidade ao sul da Inglaterra, por exemplo, uma loja de souvenirs "transformou" as duas estátuas da entrada principal em príncipe William (28) e Kate Middleton (29). Com máscaras de papel, fraque e até o vestido branco nupcial, os simpáticos noivos recepcionam os clientes.
Já uma rede de hotéis oferece aos hóspedes a oportunidade de virar Kate e William graças ao lençol cuja estampa é a foto do casal no dia em que anunciou o noivado. Mas o burburinho maior envolve um dos grandes mistérios do enlace: o designer que vestirá Kate. Apesar de não comentarem o convite, Sophie Cranston (34), Bruce Oldfield (60), Sarah Burton (36) e a brasileira Daniella Helayel (34) são fortes candidatos.
Última noite como plebeia de Kate
A última noite como plebeia de Kate Middleton (29) será em um hotel cinco estrelas próximo à Abadia de Westminster, local do enlace com o príncipe William (28). Com a mãe, Carole (55), e a irmã, Pippa (27), Kate descansará no Goring, cujas diárias vão de 1000 a 4000 reais. De lá, sairá vestida de noiva, às 10h51, hora local, nove minutos antes da boda, com o pai, Michael Middleton (61).
"Estamos honrados e encantados de desempenhar um pequeno papel em um dia tão grande", disse Jeremy Goring, diretor-executivo do hotel.
Segurança
Reconhecidos pelo uniforme vermelho e preto, exagerados capacetes de pele de urso e postura irretocável, os integrantes da guarda da rainha trabalham dobrado nos dias que antecedem a boda do príncipe William (28) e Kate Middleton (29). Responsáveis por guardar as residências oficiais como o Palácio de Buckingham, os soldados participam de treinamentos diários e seus trajes passam pela inspeção rigorosa de Matthew Else, alfaiate chefe da infantaria.
Reforçar a vigilância em Londres para o grande dia é uma das prioridades da Scotland Yard. Por volta de 5000 policiais estarão envolvidos na gigantesca operação orçada em cerca de 50 milhões de reais. Câmeras e helicópteros vigiarão a cidade, enquanto agentes inspecionarão até áreas subterrâneas, lacrando bocas de esgoto a cinco quilômetros do local da boda e do trajeto do cortejo.
Ilustração de Kate e William com rugas e cabelos brancos
Eles planejam ficar juntos até mesmo quando rugas e cabelos brancos tirarem o frescor da juventude, como ilustra a simulação ao lado. Ainda assim, Kate Middleton (29) pode seguir o exemplo da sogra, a princesa Diana (1961-1997), e omitir a tradicional promessa de obediência ao marido que consta na liturgia anglicana. Segundo fontes próximas à noiva, ela deverá jurar amar, confortar e honrar o futuro marido, o príncipe William (28), mas não falará a tal palavra na Abadia de Westminster.
Formalmente autorizado pela rainha Elizabeth II (85) em documento cheio de pompa, o enlace real é tema de cartões de transporte público de Londres à revista em quadrinhos de CW Cooke (26) e Pablo Martinena.
O bolo de casamento
Ao saber por telefone que iria preparar o bolo de casamento do príncipe William (28) e Kate Middleton (29), Fiona Cairns (56) ficou em choque. "Fui pega de surpresa e fiquei extremamente empolgada, mas tive de continuar trabalhando como se nada tivesse acontecido para não revelar o convite", recorda a chef inglesa.
Ansiosa para por a mão na preciosa massa, Fiona preparou amostras de bolos de frutas para o casal e encontrou-se com a noiva na Clarence House, a casa do pai do noivo, o príncipe Charles (62). "Ela sabe o que quer", diz. Com muitos andares, o bolo terá recheios variados, cobertura branca e décor com reproduções de rosas da Inglaterra, cardos da Escócia, narcisos do País de Gales e trevos da Irlanda. A pedido do noivo haverá também um bolo biscuit de chocolate, preparado pela pâtisserie McVitie's. "Usaremos a receita clássica do palácio", conta Paul Courtney, designer e chefe de desenvolvimento da empresa.
Souvenirs
Dentre os muitos souvenirs produzidos em comemoração ao enlace do príncipe William (28) com Kate Middleton (29), a coleção oficial de louças parece agradar igualmente a nobres e plebeus. Apesar de não ter a foto dos noivos, as peças trazem gravadas as iniciais do casal - "W", em dourado, e "C", de Catherine, em prateado -, desenhos de fitas, corações e pombos, além da inscrição "To celebrate the marriage of Prince William of Wales and Catherine Middleton, 29th April 2011."
À venda online e nas irresistíveis lojas da Queen's Gallery, Royal Mews, Buckingham Palace e Palace of Holyroodhouse, as peças variam entre 25 libras, caixa para comprimidos, e 40 libras, um prato. Diretora de vendas da Royal Collection, Nuala McGourty conta que os delicados objetos são produzidos seguindo métodos inalterados há 250 anos, na fábrica de Stoke-on-Trent, no centro do país. O lucro da venda será integralmente revertido para o Royal Collection Trust, fundo que administra as coleções da realeza.
Luxuosa carruagem
Será na luxuosa carruagem, datada de 1902, que os noivos William (28) e Kate Middleton (29) deixarão a Abadia de Westminster. Muito usada pela rainha Elizabeth II (85) por ter capota aberta - algo que a agrada - a mesma conduziu os pais do noivo, príncipe Charles (62) e Diana (1961-1997), em sua boda, há 30 anos. Se chover, o casal usará outra carruagem, esta com teto de vidro.
Em ambos os casos, o regimento montado da cavalaria real estará a postos para acompanhar em cortejo os noivos e acompanhantes. Às vésperas do enlace, soldados fazem os últimos ensaios com seus cavalos no Hyde Park, enquanto veterinários redobram os cuidados com os animais nas cavalariças do Palácio de Buckingham.
Chefe da cozinha
Chefe da cozinha do Palácio de Buckingham há nove anos, Mark Flanagan (43) é responsável por mais de 400 refeições diárias das quatro residências oficiais e já perdeu a conta de quantos banquetes preparou para reis e chefes de Estado. Ainda assim, ele garante estar ansioso para a celebração do casamento do príncipe William (28) com Kate Middleton (29). "É uma oportunidade única poder fazer parte da boda do futuro rei. Estamos todos muito empolgados. Este é um dos momentos mais importantes que se pode ter na carreira", reconhece o talentoso chef.
Mark conta com uma equipe primorosa e escalou seus 21 melhores profissionais para a linha de frente no grande dia. Completamente reformada há quase uma década, a cozinha oferece equipamentos de primeira e espaço de sobra, mas também resguarda relíquias seculares que serão utilizadas na grande festa. Cheio de orgulho, o chef mostra nas prateleiras as intactas panelas de bronze datadas de 1825 com as iniciais do rei George IV (1762-1830).
"Há muito trabalho que adoraríamos fazer com antecedência, mas simplesmente não é possível. A maior parte dos detalhes deve ser finalizada nos últimos minutos, quando convidados, literalmente, já começam a entrar nos salões. No dia do casamento tudo será rechecado duas, três vezes para que não haja erros", explica o chef Flanagan.
O longa William & Kate
Desconhecidos até bem pouco tempo, Nico Evers-Swindell (31) e Camilla Luddington (26) arrebataram papéis que podem dar uma guinada em suas carreiras. Produzido pelo canal a cabo Lifetime, o longa William & Kate traz os atores como o príncipe William (28) e Kate Middleton (29) e retrata a história do casal desde que eles se conheceram na Universidade de St. Andrews, além de abordar conflitos na família real. O enredo despertou a curiosidade do público antes mesmo da estreia nas telinhas americanas na segundafeira, dia 18. Críticos, no entanto, não pouparam suas línguas afiadas, apontando falhas na produção e diálogos piegas. Com tanto burburinho, os atores só têm a ganhar.
Camilla, que fez pontas no seriado CSI: Crime Scene Investigation e na novela Days of Our Lives, escureceu as madeixas para viver a futura princesa. "Confesso que não me achava parecida com ela", entrega a atriz, que como Kate, nasceu na região de Berkshire. "Meu tio, por coincidência, conhece a família Middleton. Pedi para ele contar que eu iria interpretar Kate no filme, mas ela não me retornou. Acho que anda meio ocupada...", diverte-se Camilla.
No longa, a atriz usou 72 looks diferentes, chegando a trocar de roupa 12 vezes em um mesmo dia. "Eu tinha de trocar minhas botas de motoqueiro pelos sapatos realmente lindos e vestidos maravilhosos dela. Isso me deixou deprimida com o meu próprio guarda-roupa", choraminga ela. "Para mim, o mais difícil foi adequar o passar dos anos à personagem. Kate conhece William muito jovem e aos poucos se transforma de 'molecona' em mulher", acrescenta a atriz.
Nascido na Nova Zelândia, Nico mudou-se para Nova York há alguns anos para investir na carreira. Para atuar como o primogênito do príncipe Charles (62), o aspirante a galã teve de aprender a fazer tudo com a mão esquerda - William é canhoto - e a falar com sotaque britânico. "Assisti a vídeos de entrevistas dele e tive o acompanhamento de um instrutor de voz", conta ele.
A Princess Prep
Se nos contos de fadas mocinhas conquistam príncipes só com um olhar, na vida real as meninas batalham muito mais - vide Kate Middleton (29), que namorou William (28) por oito anos antes de ficar noiva. Pensando nisso, Jerramy Fine criou a Princess Prep, projeto que oferece aulas intensivas sobre etiqueta, postura, filantropia, montaria e história.
Por uma semana, as meninas de 8 a 11 anos são alojadas em um elegante apartamento no bairro de Kensington & Chelsea, em Londres, e seus dias compreendem de visitas a palácios a voluntariado em projetos sociais. Na sala de aula, as alunas aprendem a andar com elegância com livros na cabeça e a se curvar ligeiramente diante de um cartaz de Kate e William.
A popularidade de Kate Middleton
A poucos dias de se tornar princesa e, no futuro, possivelmente, rainha da Inglaterra, Kate Middleton (29) já esperava ver sua popularidade crescer, mas não imaginava que sua imagem pudesse ser usada em uma gama tão variada de produtos. Com o noivo, príncipe William (28), a beldade estampa de saquinhos de chás a pizzas, sem falar na cerveja Kiss Me Kate - Beije-me Kate, em português.
Produzida pela cervejaria Castle Rock, baseada em Nottingham, a bebida alcoólica tem edição limitada e, segundo o fabricante, é elegante, saborosa e tem o "coração" britânico. Em pubs espalhados por Londres, não faltam brindes aos noivos com a cerveja.
O menu completo é guardado a sete chaves
No dia 25 de março, pouco mais de um mês antes da grandiosa boda, a cozinha do Palácio de Buckingham funcionou a todo vapor. Ciente da imensurável responsabilidade de assinar o banquete para 600 convidados, o chef Mark Flanagan (43) convocou seu staff para preparar, em tempo real, algumas das iguarias que serão servidas no próximo dia 29. Um valioso teste para avaliar dificuldades e o exato tempo necessário para a execução dos pratos.
O menu completo, claro, é guardado a sete chaves, mas foram apresentados alguns petiscos. Para deleite dos vips, haverá canapés de caranguejo da Cornualha com maçã e limão, delicados ovos de codorna com aipo, queijo de cabra e nozes carameladas e minipudins yorkshire com rosbife e wasabi, a raiz forte.
Kate Middleton já é ícone de moda
Mãe do noivo, a princesa Diana (1961-1997) tornou-se um dos ícones de moda dos anos 1980 e 1990. Pelo jeito, Kate Middleton (29), futura mulher do príncipe William (28), também será cultuada por fashionistas. "Dizem que Kate conquistou William ao desfilar este look. Então, uma parte de mim faz parte dessa linda história", vibra Charlotte Todd (31), que criou o sexy vestido de renda transparente usado por Kate em evento beneficente na Universidade de St. Andrews, em 2002. Leiloada em Londres, a peça alcançou 78 000 libras, cerca de 211000 reais.
Já a premiada designer de chapéus Katherine Elizabeth assina o casquete fúcsia da boneca inspirada em Kate. Usando acessório idêntico, a chapeleira afirma que parte da renda com a venda das bonecas será em prol da fundação Help for Heroes.
Programação oficial
De acordo com a programação oficial, o príncipe William (28) e Kate Middleton (29), já como marido e mulher, surgirão no balcão do Palácio de Buckingham acompanhados de suas famílias às 13h25, horário de Londres. Diante de milhares de pessoas que são aguardadas no local, o nobre deve seguir a tradição e beijar a amada. Mas quem não aguenta esperar até o dia 29 de abril pode conferir a cena já, com bonecos feitos de blocos de plástico ou de lã. Localizado bem próximo ao Castelo de Windsor, a Legoland inglesa, parque de 150 hectares onde quase tudo é feito com peças do brinquedo de montar, homenageou a boda real com uma réplica perfeita do palácio, noivos, familiares e até convidados ilustres como o casal David (35) e Victoria Beckham (37) - detalhe, ela com barriguinha saliente por conta da gravidez. Nesta versão, William e Kate descem até o jardim e, lá, se beijam.
Para quem gosta de tricotar, a pedida é fazer seus próprios bonecos de lã seguindo o livro Knit Your Own Royal Wedding. Criado por Fiona Goble, a obra traz detalhadas e bem-humoradas instruções sobre como tricotar o padrinho, príncipe Harry (26), irmão do noivo, a rainha Elizabeth II (85), o casal Charles (62) e Camilla (63) e até mesmo os mascotes do clã. Segundo prognósticos de empresas de consultoria, o casamento real pode injetar até 620 milhões de libras na economia britânica por conta do aquecimento do turismo e do comércio.
O enlace será embalado por vozes angelicais
Programado para ter início, pontualmente, às 11h da manhã - 7h, horário de Brasília -, o enlace religioso do príncipe William (28) e Kate Middleton (29) será embalado por vozes angelicais. Participarão da cerimônia o coral da Abadia de Westminster, o coro da Capela Real, a Orquestra de Câmara de Londres e a Equipe de Trombetas da Banda Central da Força Aérea britânica. Os corais serão conduzidos por James O'Donnell e a orquestra pelo maestro Christopher Warren-Green (55). "Tanto o príncipe William quanto a senhorita Middleton tiveram grande interesse e se preocuparam em escolher a trilha sonora da cerimônia. Foram selecionados alguns hinos e músicas de corais bem conhecidos, assim como algumas peças especiais", informou o Palácio de Buckingham.
Entusiasmados, os meninos que integram o coral de Westminster têm se dedicado a rigorosos ensaios e prometem fazer bonito. "É uma honra e um privilégio ser incumbido com parte da música deste grande evento. Temos muita sorte em fazer parte deste dia", disse O'Donnell.
Pela primeira vez na história, a gravação oficial do casamento poderá ser baixada na internet poucas horas após a cerimônia. Outra novidade são os selos com a foto do casal. Homenagear datas importantes com selos é costume antigo, mas, por ser o segundo na linha de sucessão, pela primeira vez a boda de um neto da rainha Elizabeth II (85) conquista o mérito. À venda nos correios britânicos desde 21 de abril, dia do aniversário da monarca, os selos trazem dois portraits do par assinados pelo cultuado fotógrafo de moda peruano Mario Testino (56), além de uma imagem menos formal, de quando anunciaram o noivado. Em 2003, foram impressos selos do 21º aniversário de William.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade