Próxima trama das 19h estreia dia 29 de janeiro, substituindo 'O Tempo Não Para'
Nesta quinta-feira, dia 17, aconteceu nos Estúdios Globo, na zona oeste do Rio de Janeiro, a coletiva de imprensa deVerão 90, próxima novela das 19h da TV Globo, que estreia no dia 29 de janeiro.
Autoras do folhetim, Izabel de Oliveira e Paula Amaral falaram sobre a alegria de reviver os anos 1990 por meio da história que vai mostrar a trajetória dos três ex-astros mirins: Manuzita (Melissa Nóbrega/Isabelle Drummond) e os irmãos João (João Bravo/Rafael Vitti) e Jerônimo (Diogo Caruso/Jesuíta Barbosa), e de suas respectivas mães, Lidiane (Claudia Raia) e Janaína (Dira Paes). “Essa novela é uma grande homenagem ao gênero. Se hoje sou uma contadora de histórias é porque no passado assisti a muitas novelas que me inspiraram. Verão 90 traz muitas referências desta época tão bacana e que ainda permanece no imaginário de tantas pessoas”, contou Izabel. Paula também ressaltou o clima descontraído da história. “É visível já desde os primeiros momentos... Uma novela musical, com muito humor e alto-astral para alegrar ainda mais o nosso verão”, explicou.
Jorge Fernando, diretor artístico da novela, foi o mestre de cerimônias, abrindo o evento de forma descontraída e convidando todos a entrar no clima da novela. “Estou muito realizado com esse projeto. A minha forma criativa é borbulhante. Adoro blefar, criar... sou um louco”, disse ele, arrancando gargalhadas dos convidados.
Após a exibição do clipe da novela, com as primeiras imagens da trama, a surpresa final ficou por conta de um flash mob (reunião de um grupo de pessoas para efetuar uma ação coletiva que pode ser uma dança ou coreografia dispersando em seguida após a sua realização) com o elenco dançando ao som do clássico Pump Up The Jam, da banda Technotronic, o mesmo hit que embala a música de abertura do folhetim. Isabelle Drummond, a Manuzita, falou sobre a experiência. “Adoro esse clima. Me diverti muito desde os ensaios. O objetivo era transmitir a identidade da novela, que é alto-astral, pra cima, com essas músicas que não deixam ninguém parado”, contou.
Claudia Raia, assim como sua personagem Lidiane, que é craque na dança, liderou o início da coreografia seguida pelos colegas de elenco. “Foi muito legal. Isso é muito anos 1990. Naquela época tinha vitrine viva. Flash mob é uma coisa mais atual, mas a gente já fazia isso desde aquela época. A gente dançava fazendo passinhos, então achei essa ideia maravilhosa. Todo mundo ensaiou e embarcou nessa proposta do Jorginho”, contou. Dira Paes também adorou a experiência e era uma das mais animadas. “O Jorginho é muito irreverente, ousado. Ele nos incentiva a ir além do que a gente imaginou. A novela também traz esse espírito e o alto-astral que queremos estabelecer com o nosso público”, disse ela.
Já Rafael Vitti, o João Guerreiro, comentou sobre a expectativa para a estreia e de como foi a pesquisa para viver um típico “menino do Rio” dos anos 1990. “Recorri a livros e vídeos antigos para me familiarizar com o clima da época e tentar identificar nuances e costumes da juventude daqueles tempos”, explicou.
Jesuíta Barbosa, que interpreta o vilão Jerônimo, também entrou na dança. O ator estava empolgado com a oportunidade de atuar pela primeira vez numa novela das 19h. “Acho que o público vai se surpreender com as maldades do Jerônimo, que vai confrontar com a personalidade das pessoas. Acredito que ele vai mostrar algumas coisas que as pessoas querem fazer e não podem. Ele vai aprontar bastante”, avisou.