As fotos que registram o momento pré-casamento tornam-se cada vez mais comuns no Brasil. O ensaio pode ser em um lugar importante para o casal ou seguir temas, como o retrô. Veja dicas de um fotógrafo para conseguir um resultado bonito e espontâneo
Um ritual de passagem. Assim pode ser definido o ensaio pré-casamento. A sessão de fotos dos noivos antes da cerimônia já era comum no exterior e ganha cada vez mais espaço no planejamento dos casais no Brasil. “É um momento único antes da mudança de fase do casal”, explica o fotógrafo Nattan Carvalho.
Saiba como escolher o fotógrafo ideal para seu casamento
Para o ensaio dos sonhos, os noivos devem priorizar suas preferências e referências. Não adianta fazer algo simplesmente porque está na moda. “O principal é traduzir a personalidade do casal” diz Carvalho. Usar um lugar que frequentam e tem importância para a história dos dois é uma sugestão. “Já fotografei casais no bar em que se conheceram, um casal que morava em Nova York quando solteiros e outro no Uruguai porque os dois adoravam o país”.
Mas se não há um lugar especial, não tem problema. Para ensaios genéricos, Carvalho sugere fotos ao ar livre pois “diminuem a chance de erro”. Pode ser dia ou à noite, desde que fique clara a mensagem que as fotos querem transmitir. “Postura, roupas e direção na cena são elementos que determinam o clima”, diz.
Para os casais que gostam de inovar, ensaios temáticos surgem como opção criativa. “Além do retrô que muita gente gosta, há quem faça ensaios inspirados em um filme ou uma música”, conta o fotógrafo. Duas coisas, no entanto, devem ser observadas independentemente do estilo do ensaio: beleza do lugar ou detalhes que chamam atenção, como objetos, sombras e reflexos; e a naturalidade, mostrando cenas espontâneas e não posadas dos noivos.
Fotógrafo americano reforça emoção do casamento com álbum em estilo fotojornalístico
Acha que a timidez pode atrapalhar? Carvalho explica que ela é comum, mas some conforme as fotos são tiradas. “Algumas pessoas, especialmente os homens, tendem a ter mais dificuldade no começo do ensaio, mas depois todos ficam à vontade, pois são cenas e situações naturais. É a mesma coisa deles estarem naquele parque namorando, mas, dessa vez tem alguém fotografando”, afirma. Veja galeria com fotos de ensaios pré-casamento e inspire-se!