CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Saiba qual é o sutiã certo para cada modelo de vestido de noiva

Tomara que caia, frente única, uma alça só: qual lingerie é ideal para cada modelo? Confira as dicas de uma especialista para ficar linda e segura durante a cerimônia e a festa

Juliana Cazarine Publicado em 08/10/2014, às 11h35 - Atualizado às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba qual é o sutiã certo para cada modelo de vestido de noiva - Foto-montagem
Saiba qual é o sutiã certo para cada modelo de vestido de noiva - Foto-montagem

Tão importante quanto qualquer acessório, o sutiã de uma noiva deve ser totalmente adequado ao modelo do vestido que ela está usando. Caso contrário, pode desvalorizar o decote e comprometer o look. Como todo sutiã, a peça escolhida para o casamento deve dar sustentação ao busto e ser confortável. Nesse caso, a beleza da lingerie não é fundamental.

O sutiã deve deixar os seios imóveis para que a noiva se sinta segura o tempo inteiro. Para tal, “existem vestidos que já têm a parte do busto bem estruturada. Mas, se houver necessidade de usar lingerie, a noiva deve optar pela peça que melhor se adequa ao modelo do vestido que escolheu e ficar atenta à regra básica: o sutiã não deve nunca, jamais, aparecer”, afirma a consultora de imagem Paula Frosini.

Confira as dicas da consultora e saiba como escolher o sutiã ideal para o seu vestido:

Tomara que caia

O sutiã deve acompanhar o modelo tomara que caia. Porém, é importante que tenha a base [que fica embaixo do aro] grossa e que o aro seja de ferro. “Esses recursos garantem mais sustentação”, diz Paula. Outra opção para este vestido é o corset, que, além de sustentar, aumenta visualmente os seios. “Mas se a noiva não quiser que o busto pareça maior do que realmente é, não deve optar por essa peça”, sugere.

Frente única

O vestido frente única deve ser usado com um sutiã que tenha alças com espessura de acordo com o tamanho do busto e com a alça do próprio vestido. Já a faixa traseira da peça sempre deverá ser grossa. “Em geral, o busto dos vestidos de noivas são mais ajustados. Quando ele for colocado sobre a lingerie mais adequada, vai assentar perfeitamente”, diz a consultora.

Uma alça só

A mulher que optar por um vestido de uma alça só pode usar um sutiã de alças removíveis. “Recomendo que a noiva escolha um sutiã que se transforme em um tomara que caia quando tiver as alças removidas. Assim, dará sustentação mesmo com apenas uma alça”, recomenda Paula. Cumprir essa recomendação não será tão difícil, “quase todo sutiã com essa funcionalidade está dentro desse padrão”, completa.

Decote nas costas

O decote nas costas não exclui o uso de lingerie, a menos que o vestido tenha estrutura suficiente para dar sustentação aos seios mesmo sem o uso da peça. “Neste caso, o sutiã adesivo é a melhor opção, já que é colado no busto e não fica aparente. A peça tem caimento melhor em mulheres com seios pequenos ou médios”, afirma a consultora.

Com mangas

“Se o vestido tiver mangas, curtas ou longas, a opção é pelo sutiã tradicional”, diz Paula. Mas, como a peça não deve ser aparente, caso a parte superior do vestido seja rendada, por exemplo, a noiva pode usar um tomara que caia, desde que esteja dentro dos “padrões” de sustentação.