Na temporada de outono e inverno, as noivas preferem buquês com as cores quentes das flores da estação, como a orquídea e o amor-perfeito. A seguir, saiba como escolher e manter o arranjo bonito até a hora da festa
Azaléia, begônia, orquídea, amor-perfeito e tulipa, as flores da temporada de outono e inverno, são opções para compor o buquê de noiva. “As flores com tons quentes como amarelo, vermelho e laranja são as preferidas de quem vai casar durante as estações mais frias do ano. Escolher uma flor da época diminui o risco de não encontrá-la na hora de preparar o arranjo”, diz Carla Campos, diretora da Flor & Forma. A seguir, veja seis dicas para escolher e conservar o buquê.
+ Casamento no inverno: tulipas e rosas são opções de flores para a decoração
+ Buquê de noiva: veja modelos feitos com joias e dicas para usar o acessório
- Quanto tempo antes do casamento o buquê tem que ser preparado?
Para evitar que as flores murchem, já que serão cortadas, o buquê tem que ser preparado no dia do casamento. “O buquê é feito na data da festa, independentemente o dia”, afirma Carla. Mesmo assim, a encomenda precisa ser feita antes da festa. “O ideal, como tudo em um casamento, é encomendar com antecedência. Pelo menos 15 dias antes, para que o florista possa garantir as flores escolhidas”, diz Raquel Esteves, assessora da Plim Eventos.
- No local do casamento, o buquê exige cuidados específicos?
“O ideal é deixar as flores em um local fresco, longe do sol”, garante Carla. No outono e no inverno, o calor, em geral, não oferece risco à durabilidade do buquê. “Mas, se estiver quente, é melhor guardá-lo em uma sala com ar condicionado”, sugere.
- Além da estação, que é o que determina as flores disponíveis, o que mais influencia na escolha do buquê?
O modelo do vestido e até o tecido pesam na decisão. Como as flores ficam na mão da noiva, a informação visual do buquê ‘compete’ com a roupa dela. “O buquê precisa ser visto como um acessório da noiva, ou seja, ele precisa combinar com o estilo e o tipo físico, e precisa harmonizar com o look inteiro (incluindo a cor dos sapatos, caso sejam coloridos). Um buquê modelo cascata, por exemplo, não ficará bem para uma noiva baixinha. Um toque que pode parecer interessante também é a cor do buquê combinar com algum acessório que o noivo esteja usando”, afirma Raquel. O local e o horário da cerimônia também tem que ser avaliados pela noiva. “Cerimônias realizadas de manhã exigem flores mais claras e suaves, diferentes das realizadas à noite, que podem ser mais vivas”, sugere a assessora.
- Escolher as flores da estação é sempre a decisão mais correta?
Em geral, todas as flores estão disponíveis o ano inteiro - porque é possível cultivá-las em ambientes que permitem seu crescimento. Mas um buquê vistoso, segundo Carla, é feito com as flores da estação. “Elas, com certeza, estarão mais bonitas e vistosas e você diminui o risco de não encontrá-la na hora de preparar o arranjo”, garante. “Elas são mais fáceis de encontrar e mais baratas”, acrescenta Raquel.
- As flores do buquê precisam combinar com as da decoração?
De acordo com Raquel, da Plim Eventos, não. “Elas precisam combinar com a noiva, sua personalidade e estilo. Quem pensa que deve usar as mesmas flores para a decoração e o buquê, esqueça!”, avalia a cerimonialista.
- A noiva também pode entrar na igreja com apenas uma flor?
Apesar de não ser comum, não é ‘proibido’. “Se for o desejo da noiva, pode ser realizado sem problemas”, diz Carla. E para escolher a única flor com a qual vai entrar, valem as mesmas regras: flores da estação, vestido e local e horário da festa.