Phillip Phillips, vencedor do American Idol de 2012, acusa a produtora 19 Entertainment de 'manipular' sua carreira e tomar decisões sem o consentimento dele
O cantor Phillip Phillips (24), que venceu o American Idol em 2012, está processando a produtora 19 Entertainment, responsável pelo programa. De acordo com o requerimento judicial feito no último dia 22, Phillips alega que tem sindo 'manipulado' pela empresa a aceitar trabalhos contra sua vontade - como se apresentar para um dos patrocinadores do reality show de graça - e que a produtora esconde informações sobre a carreira dele - como o título do seu último álbum, Behind the Light, que ele só teria tido conhecimento depois que os empresários divulgaram na imprensa.
Phillips, que ficou conhecido no Brasil com a música Home, da trilha sonora da novela Sangue Bom (2013), declarou em comunicado ser grato por ter participado e vencido o American Idol, mas ressaltou a importância dele ter controle sobre o que faz. "Sou muito grato pelas oportunidades que tive por aparecer no American Idol. O valor que os fãs e o programa tem dado para a minha carreira não foi perdido. Contudo, eu não tenho sentido que sou livre para conduzir a minha carreira de um jeito que me sinta confortável. Eu anseio por poder tomar as minhas próprias decisões sobre minha carreira e ser capaz de fazer boa música e tocar para os meus fãs", afirmou ele, segundo The Hollywood Reporter.
A ação movida por Phillips tem base na lei referente às agências de talento na Califórnia, que garante que apenas agentes licenciados podem procurar empregos para os seus clientes. O cantor está nas mãos da 19 Entertainment desde que ganhou o American Idol, em maio de 2012. A empresa tem registro como produtora, mas mesmo assim fechou vários contratos para ele. Antes mesmo de Phillips vencer o reality, a 19 Entertainment já tinha fechado contratos de agenciamento, marketing, gravação e publicidade para ele, ficando com 40% do que o artista ganhou.
Phillips diz que foi manipulado a aceitar trabalhos que só beneficiaram a empresa e suas afiliadas. Oficialmente, a 19 Entertainment declarou que procura fazer o melhor para a carreira do artista e que irá responder na justiça qualquer questão que não concordem sobre o processo movido contra eles.