Com a mesma formação desde o início, eles contam como mantêm a harmonia há 15 anos
Uma das principais bandas de pagode atualmente, a Turma do Pagode está completando 15 anos de estrada. A data será celebrada com festa na gravação de um DVD que terá participações especiais de Arlindo Cruz, Thiaguinho, Netinho de Paula e do grupo Aviões.
Em conversa com CARAS Digital, Marcelinho TDP faz uma avaliação da carreira, conta o segredo para a união do grupo - eles mantêm a mesma formação desde o início - e lembra os momentos de dificuldades no início da trajetória. "Lembro do cachê de duzentos reais e as condições não eram muito boas, mas era o que podíamos ter na época", conta. "Mas cada momento de dificuldade foi ótimo pra aprendemos a valorizar cada conquista e seguirmos em frente", continua.
A Turma do Pagode é formada por Leíz, Leandro Filé, Rubinho, Thiago, Marcelinho TDP, Neni, Fabiano e Caramelo.
Veja o bate-papo!
- Que avaliação vocês fazem desses 15 anos de grupo?
Marcelinho TDP: São 15 anos de muita batalha, muita dedicação e muito trabalho para alcançar nossas metas. Mas também são 15 anos de muitas conquistas e momentos inesquecíveis! Temos muito orgulho de toda nossa trajetória, mas ainda temos muitos sonhos profissionais e vamos seguir trabalhando com muito amor e dedicação para realizá-los.
- O que mudou do começo para cá?
Marcelinho TDP: Mudou muito! Desde o setor de produção musical até a parte burocrática, que é a parte empresarial. E, principalmente, nós artistas fisicamente (risos), uns carecas ou mais gordinhos. Mas brincadeiras à parte, independente da melhoria de uma série de coisas, continuamos trabalhando com foco e dedicação em busca de nossos objetivos.
- Lembram quanto foi o primeiro cachê e quais eram as condições de apresentação?
Marcelinho TDP: Lembro do cachê de duzentos reais e as condições não eram muito boas, mas era o que podíamos ter na época. Isso significava ir tocar de ônibus, cada um carregar seu instrumento, resumindo... uma estrutura precária. Mas cada momento de dificuldade foi ótimo pra aprendemos a valorizar cada conquista e seguirmos em frente.
- Sempre foi a mesma formação? Como fazem para conciliar as opiniões, tomar decisões em um grupo grande?
Marcelinho TDP: Sim, sempre foi a mesma formação! Nós sempre usamos a democracia. Todas as questões são decididas por votação e a opinião da maioria vence. Claro que cada um defende sua opinião a ferro e fogo, mas sempre com muito debate e respeito em prol do melhor. Às vezes temos que dar o braço a torcer e enxergar que a opinião do outro é o melhor para o grupo e aí todos optamos pelo mesmo caminho. A afinidade musical também é muito importante, mas nós somos amigos há muitos anos e a amizade e o companheirismo são essenciais para que os objetivos sejam comuns em relaç?o a carreira e para alcançarmos nossas metas.
- Sobre o DVD, como será o repertório?
Marcelinho TDP: O repertório é composto de 60% de músicas inéditas e o restante de sucessos que marcaram nossos 15 anos de carreira.
- E como foi a escolha dos convidados?
Marcelinho TDP: A escolha foi acontecendo aos poucos. Quando selecionamos as músicas, simultaneamente, pensamos que se determinados artistas cantassem ficaria legal! E conseguimos reunir artistas que tem relação com nossa carreira: Netinho de Paula foi quem apoiou e apadrinhou o Turma do Pagode no início e Arlindo Cruz é, sem dúvida nenhuma, uma das nossas maiores influências. Thiaguinho, além de ser um dos nossos melhores amigos no meio artístico, sempre esteve presente nos nossos trabalhos como compositor. O Aviões é o único que é um pouco diferente, mas respeitamos muito o trabalho deles e acreditamos muito nessa nova junção de estilos e abertura de novas possibilidades.
Serviço:
Evento: Turma do Pagode – Gravação DVD XV Anos
Data: 19 de novembro de 2015 (quinta-feira)
Local: Espaço das Américas (São Paulo)