CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Lulu Santos e Carlinhos Brown explicam a origem de seus nomes artísticos

Os técnicos do The Voice contaram quando resolveram mudar seus nomes na trajetória profissional

CARAS Online Publicado em 08/12/2013, às 15h22 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lulu Santos e Carlinhos Brown explicam a origem de seus nomes artísticos - Divulgação/TV Globo
Lulu Santos e Carlinhos Brown explicam a origem de seus nomes artísticos - Divulgação/TV Globo

Hoje conhecidos no Brasil inteiro como Lulu Santos e Carlinhos Brown, os técnicos do The Voice Brasil contaram ao site oficial da atração a origem de seus nomes artísticos.

+ Tiago Leifert grava programa especial de Natal com Xuxa

Lulu, nos dez primeiros anos de carreira, se apresentou como Luís Maurício. Afinal, nosso eterno Lulu Santos é, de nascença, Luís Maurício Pragana dos Santos. “O meu primeiro compacto foi lançado em 1979 com Luís Maurício. Você ouviu? Nem eu!”, brincou o cantor carioca, que ressaltou a importância do nome na carreira do músico: “Tem que ter algum borogodó, porque ele chega na frente, né?”.

De Luís Maurício para Lulu Santos foi um longo período, que contou até com um Lulu dos Santos. Lulu é na verdade o apelido de família. “Quem me chamava assim era minha vó Ruth”, contou o técnico, que antes de decolar com carreira solo, já participou de uma dupla. “Era eu e um baixista compositor. A dupla foi rejeitada, mas a gravadora quis continuar comigo”.

Quando teve que optar pelo nome artístico, a assinatura Lulu dos Santos não agradou. O artista chegou a ouvir na época: “Isso não é nome de artista”. O responsável pelo nome que ele carrega até hoje foi o radialista Alberto Carlos Carvalho. “Ele sugeriu que eu encurtasse para Lulu Santos. E assim foi”, revelou.

+ Gabriella Matos volta para a final do The Voice como convidada de honra

Carlinhos Brown também demorou até assumir sua identidade musical. No começo, ele não gostava que o chamasse de Brown. Hoje, porém, sua alma está também no nome! “Brown era algo pejorativo. A galera considerava um pouco sem gosto ser Brown”, disse o cantor sobre sua época de adolescente. A contragosto, o apelido acabou seguindo o técnico do TVB com o passar do tempo.

Em sua roda de amigos, era Carlinhos para toda parte. “Era Carlinhos da bicicleta, Carlinhos de seu Antônio, Carlinhos de Dona Dalva e eu era Carlinhos de Madalena. Eram vários Carlinhos e, dentro disso tudo, começaram a me chamar de Brown”, afirmou o baiano.

+ Miá Mello fala como concilia sua rotina de mãe com o The Voice Brasil

Mas foi em solo francês que Brown assumiu a identidade que carrega até hoje. Ele conta que estava parado em uma porta e, de repente, veio uma senhora, que ele acredita ser vidente, e o questionou sobre seu nome. Quando respondeu “Antônio Carlos”, ela afirmou: “Não. Você tem outro nome!”. Foi então que ele revelou seu nome artístico, Carlinhos Brown, e a senhora disse: “Assine com esse nome em tudo o que você fizer”. Foi daí que Antônio Carlos deu lugar ao eterno Carlinhos Brown. “Eu ganhei uma confiança danada a partir disso e segui”, revelou o técnico.

Para os participantes e diversos cantores que estão no início da carreira artística, Brown e Lulu aproveitam suas experiências para dar conselhos. “Bolar um nome está muito também dentro de uma cadeia de espontaneidade”, acredita o técnico de looks e turbantes irreverentes. Lulu, por sua vez, cita participantes desta e também da primeira temporada do The Voice para mandar o seu recado: “Ou você já tem um nome que é uma marca como Luana Camarah, ou você cria uma marca como Marquinho OSócio”.