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Prêmio Rio Moda Hype é oportunidade para novos estilistas

O concurso já lançou talentos como Fernanda Yamamoto e Akihito Hira. As inscrições para a 17ª edição vão até o dia 20 de agosto

Ana Paula de Andrade Publicado em 18/07/2012, às 21h53 - Atualizado em 18/02/2013, às 12h09

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Desfile do estilista Martins Paulo, jovem talento do Piauí revelado no Prêmio Rio Moda Hype - Agência Foto Site
Desfile do estilista Martins Paulo, jovem talento do Piauí revelado no Prêmio Rio Moda Hype - Agência Foto Site

O mercado fashion está em plena efervescência, especialmente no Brasil. Um reflexo disso é que, hoje, o país abriga o maior número de cursos de graduação de moda no mundo. Por isso, sobram talentos e faltam vagas, principalmente na área criativa.  O Prêmio Rio Moda Hype, idealizado por Robert Guimarães e Fernando Molinari, surgiu em 2004 tendo em mente esse cenário. O objetivo é não só encontrar novos talentos e ajudá-los a prosseguir na profissão, mas também fomentar o surgimento de novos empreendedores. 

São mais de 300 inscritos a cada edição. E o prêmio justifica tamanha procura: um desfile no Fashion Rio, com toda a produção inclusa, das modelos à equipe do backstage, iluminação e assessoria de um stylist. O evento já lançou 100 estilistas, dentre eles a talentosa Fernanda Yamamoto, que hoje faz parte do line up do São Paulo Fashion Week, e o designer brasiliense Akihito Hira, que já ganhou uma menção no renomado WGSN, site especializado em tendências. Robert Guimarães, diretor geral do evento, também destaca a participação de Martins Paulo, um jovem talento do Piauí.

Guimarães conta que nas primeiras edições o concurso era dominado pelos cariocas. Mas, hoje, o que se percebe é uma democratização: há candidatos de Pernambuco, Distrito Federal, Piauí e Minas Gerais. “Um dos méritos da iniciativa é ter quebrado o paradigma Rio-São Paulo e ter aberto as portas para estilistas de outros estados brasileiros”, diz. Ele frisa que, além de desfilar no Fashion Rio, o vencedor se intera de todo o processo que envolve o desfile, desde o casting, passando pela seleção das camareiras, organização de backstage até a escolha da música, dos acessórios e do make. “É uma oportunidade de aprendizado que o estilista vai levar para a futura carreira dele”, afirma. A iniciativa, que já está na 17ª edição, ganhou espaço na imprensa especializada. “O prêmio foi tema de uma matéria na revista italiana Collezioni, que o definiu como o melhor modelo de inclusão de novos talentos do mundo”, conta Guimarães.

As inscrições do Prêmio Rio Moda Hype estão abertas até o dia 20 de agosto para a edição de Inverno 2013. Não há limite de idade e não é preciso ser formado em moda. Para mais informações, acesse o site: www.premioriomodahype.com.br

Por Ana Paula de Andrade

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