Em entrevista ao jornal La Repubblica, a diretora criativa da Prada se mostrou preocupada com a venda de grifes italianas para grupos estrangeiros e disse que a moda de seu país está perdendo o glamour
A Itália sempre foi referência de moda, principalmente de grifes de luxo. Mas hoje é comum ver muitas delas partindo rumo a Paris. “Nossas marcas estão cruzando as fronteiras e levam para fora a credibilidade, o glamour e a fama da moda italiana”, diz Miuccia Prada, diretora criativa da Prada e da Miu Miu. Dando a Raf Simons como exemplo, ela acusa as marcas de trocarem Milão por Paris, o que ela mesma fez realizando o último desfile da Miu Miu na capital francesa. Segundo ela, a Itália hoje é vista como “um lugar com menos cultura, ideias, protagonistas, vitalidade e dinheiro”.
Ela teme que Milão perca sua aura de glamour e se torne apenas um centro manufatureiro, em vez de ser uma referência criativa. “Com a venda de marcas italianas de luxo para grupos estrangeiros, nosso sistema inteiro corre o risco de ser rebaixado para uma segunda liga”, alerta. Sobrou até para a mídia: Miuccia culpa a imprensa por retratar a moda como algo frívolo e sem importância. Uma visão pessimista ou realista do cenário fashion? O tempo vai dizer.
Da Redação