Historiador e jornalista lançam livro sobre história da moda em parceria
O historiador João Braga e o jornalista Luís André do Prado lançaram na última terça-feira, 7, o livro História da Moda no Brasil: Das influências às autorreferências, em São Paulo. A obra pretende mostrar a evolução e o fortalecimento da moda brasileira.
A "velha guarda" e os estilistas atuais compareceram para prestigiar os colegas, entre eles Ugo Castellana, Carlos Mauro, Roberto Issa e Jum Nakao, além de estudantes.
“Uma iniciativa dessas é importantíssima, porque as pessoas precisam saber quem começou a fazer moda no Brasil”, diz Castellana. “Para fazer moda é preciso saber tirar medidas, conhecer anatomia e estudar o que os outros já fizeram”, completa.
“A intenção do livro, sem grandes pretensões, era trazer à tona toda essa documentação sobre a moda no Brasil, um objeto de estudo para ter na biblioteca e carregar na mochila”, conta Braga. “Hoje o Brasil é um dos países que tem mais escolas de moda no mundo e, com este livro, fica o registro para construirmos nossa memória e estimularmos outras leituras sobre o mesmo assunto”, aponta.
“Percebi que a maneira como a moda era colocada na sociedade havia mudado: não se tratava mais apenas de futilidade feminina, mas sim de algo antropológico”, diz Prado. "De algo utilitário e estético, a moda passava a ser reconhecida também como área de criação", completa.