CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Coco Chanel: 129 anos de estilo e elegância

No dia 19 de agosto, a estilista francesa teria completado 129 anos. Conheça um pouco da história e das criações que conquistaram famosas como Grace Kelly, Gwyneth Paltrow e Alexa Chung

Ana Paula de Andrade Publicado em 20/08/2012, às 17h13 - Atualizado em 21/02/2013, às 23h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A estilista Coco Chanel em seu apartamento, em 1937 - Horst P. Horst/Divulgação
A estilista Coco Chanel em seu apartamento, em 1937 - Horst P. Horst/Divulgação

“A moda sai de moda, o estilo jamais”. A declaração foi feita por uma francesa de origem humilde que mudou a história da vestimenta feminina com criações à frente de seu tempo. Gabrielle ‘Coco’ Chanel nasceu na França, no dia 19 de agosto de 1883, e revolucionou o mundo da moda. Se estivesse viva, no domingo ela teria completado 129 anos, muitos deles dedicados a tornar as mulheres mais elegantes sem perder o conforto. Afinal, é dela também a frase: “O luxo deve ser confortável, caso contrário não é luxo”.

Veja vídeo com citações da estilista:


Chanel se apresentou em cabarés durante a adolescência e acredita-se que foi quando ganhou o apelido “Coco”, por causa da música “Qui qu’a vu Coco”, que fazia parte de seu repertório. A cena é mostrada no filme Coco Antes de Chanel, protagonizado pela atriz Audrey Tautou. Uma das criações da estilista que fazem parte do guarda-roupa da maioria das mulheres ainda hoje é o famoso “pretinho básico”. Clássico, curto e simples, ele foi criado por Coco na segunda metade dos anos 1920. Antes disso, a cor preta era sinônimo de luto. Em 1961, a atriz Audrey Hepburn eternizou o modelo como sinônimo de elegância no filme Bonequinha de Luxo.


Chanel gostava mesmo de quebrar paradigmas. Ela foi a primeira estilista a lançar uma fragrância com seu nome - o Chanel No. 5 - prática que depois se tornou tendência entre os designers famosos. E no início da Segunda Guerra mundial, fechou suas lojas, declarando que aquele “não era um momento para a moda”. Foi ela quem lançou a tendência da pele bronzeada na década de 1920, difundiu o hábito de usar bolsas a tiracolo e calças femininas, além de tornar clássicos o cardigã e as pérolas.


A estilista morava no hotel Ritz, em Paris, mas possuía um apartamento na Rue Cambon, que usava para receber amigos. Por lá passaram personalidades como Salvador Dalí, Pablo Picasso, Greta Garbo, Igor Stravinsky e Marlene Dietrich. Conheça aquia casa da estilista, na reportagem do Anuário CARAS Decoração 2011. Chanel deixou uma lição de estilo para mulheres do mundo todo. São muitos os ensinamentos que devem ser levados em conta, mas todos eles podem ser resumidos em uma de suas famosas frases: “Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher”.

Por Ana Paula de Andrade