Delegação brasileira chegou à Inglaterra com uma equipe composta por 70 homens e 11 mulheres
Depois da Olimpíada de Berlim, na Alemanha, em 1936, iniciou-se a Segunda Guerra Mundial, impedindo que os jogos previstos para 1940 e 1944 não fossem realizados. Assim, em 1948, ainda sob o impacto do conflito, Londres sediou a nova edição da competição esportiva mais importante do planeta.
Para competir em grande estilo, o Brasil enviou uma delegação de 81 atletas - 70 homens e 11 mulheres - nas modalidades de atletismo, boxe, esgrima, natação, saltos ornamentais, hipismo, pentatlo moderno, remo, tiro esportivo, vela e voltou com a primeira medalha em esportes coletivos: o bronze do basquete masculino, que era dirigida por Moacir Daiuto e contava com o talento de Zenny de Azevedo, o “Algodão”.
Na natação, a atleta Piedade Coutinho, que nadou os 400 metros livre, a equipe dos 4x100 metros livre, integrada por Eleonora Margarida J. Schimidt, Maria Angélica Leão Costa, Talita Alencar Rodrigues e a própria Piedade, e nadador Willy Otto Jordan, que disputou os 200 metros peito, alcançaram o sexto lugar.
Geraldo Silveira e Hélio Coutinho da Silva figuraram entre os oito melhores do salto triplo, na quinta e oitava posição, respectivamente. Em cima do ringue, o pugilista Ralph Zumbano chegou as quartas de final. Anos depois, tornou-se treinador de seu sobrinho Éder Jofre - o maior lutador de boxe que o Brasil já teve. As informações são do site oficial da COB (Comitê Olímpico Brasileiro).